“Quando você menos espera, a vida te vira do avesso, e você descobre que o avesso era seu lado certo”

Sabe quando você era criança e pegava jacaré na praia? De vez em quando vinha uma onda maior e mais forte e te derrubava com tudo na areia, fazendo seu corpo girar sem norte, enquanto você se esforçava para respirar e engolia um monte de água. A onda gigante pegava-o desprevenido, não lhe dava a chance de escolher se ia, se ficava ou recuava. Ela simplesmente surgia do nada e bagunçava seu mundo, seus castelos, sua alegria.

De vez em quando a vida faz o mesmo. E a gente descobre que certas coisas acontecem sem o nosso consentimento, sem a nossa permissão, sem que a gente tenha tempo ou chance de autorizar. Certas coisas não pedem licença para ocorrer, e nos levam a acreditar que na vida não somos donos, mas meros convidados.

Porém, nem toda mudança súbita é ruim, e o que parecia uma onda gigante a te arrastar pela areia da praia pode ser o impulso que faltava para você chegar a águas mais profundas, ou o sopro necessário para você surfar em um oceano mais generoso.

Acontece da vida te virar do avesso e você descobrir que o avesso é seu lado certo. Nem sempre essa descoberta é óbvia de imediato, e pode levar algum tempo até que você descubra que aquilo que você achava tão perfeito, na verdade nunca serviu para você.

Enquanto você insiste naquilo que seria e não aceita o que é, você não enxerga as possibilidades. É como o passageiro que pega o trem errado e passa a viagem toda queixando-se da confusão, enquanto poderia usar o tempo para usufruir as novas paisagens, as novas companhias, a nova rota. Lamentar o que perdeu não muda nada, enquanto que ter jogo de cintura e otimismo para reverter a situação a nosso favor faz tudo se transformar.

Deixe a vida te virar do avesso e descubra que o avesso pode ser o lado certo para você. Quem disse que o que parecia bom para eles seria o seu lado ideal? No avesso você pode encontrar o ponto certo, a possibilidade nova, a cor mais viva. No avesso você pode adquirir um olhar novo para a vida, descobrindo que dá para ser feliz à sua maneira, perdendo o telhado mas ganhando as estrelas…

*A frase título deste texto é atribuída a Caio Fernando Abreu 

Compre meu livro “Felicidade Distraída” aqui: https://amzn.to/2P8Hl2p

https://youtu.be/wBws25gkkaA

 



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui