Quando achar que não se encaixa no mundo, crie um mundo que se encaixe em você

Vivemos em uma realidade cheia de padrões do que é certo e errado, repleta de modelos que dizem como deveríamos viver a nossa vida.

Ao longo da evolução humana, tais padrões simplesmente foram criados por pessoas e instituições, sendo muitos seguidos até hoje por uma grande maioria dos indivíduos.

Escolha uma profissão. Namore alguém legal. Faça estágio em uma empresa renomada. Seja efetivado. Seja promovido. Case. Alcance um cargo de liderança. Ganhe dinheiro. Viaje muito. Tenha filhos. Trabalhe mais. Seja promovido. Chegue ao topo.

No entanto, existem sempre aqueles que não se encontram nesse mundo – o sentimento é de puro desencaixe.

Como viver em um mundo no qual eu não me encaixo?

Recentemente, em uma conversa com a minha mentora sobre um misto de sentimentos de desencaixe e sensação de incompreensão, ela me disse a frase que é o título deste texto.

“Quando você achar que não se encaixa no mundo, crie um mundo que se encaixe em você.”

Rapidamente tive certeza de que era aquilo que eu precisava fazer. Talvez o mundo que me é oferecido hoje realmente não seja o suficiente para mim.

A realidade que tenho diante de mim simplesmente não contempla as pecinhas do quebra-cabeça da minha vida.

Há anos venho batendo a cabeça na parede, me sentindo uma estranha no ninho. A certeza de que esse mundo não me completa eu já tenho. O que eu não tinha até então era a consciência de que eu tenho o poder de criar um mundo particular que se encaixe em mim.

Às vezes, o sentimento de desencaixe pode te fazer se sentir inválido, incompetente, fraco. Todos parecem tão satisfeitos e felizes com suas vidas. Por que logo você não consegue se encaixar? O que você fez de errado?

Tenha certeza de que não fez nada de errado.

É preciso se lembrar sempre da reflexão que abre este texto: os padrões existem e jamais deixarão de existir. Por mais que derrubemos alguns, outros virão. E, consequentemente, pessoas se sentirão deslocadas por não se adequarem a tais padrões.

Criar um mundo que se encaixe em você não significa se ausentar da realidade que somos obrigados a viver todos os dias. Significa que você tem a capacidade de ser dono do seu mundo.

Você pode criar coisas, fazer conexões, conhecer pessoas, visitar lugares que façam sentido e se encaixem na pessoa que você é. Basta querer (realmente querer).

Foto de Darius Bashar no Unsplash



LIVRO NOVO



Bruna Cosenza é paulista e publicitária. Acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar. É autora do romance "Lola & Benjamin" e criadora do blog Para Preencher, no qual escreve sobre comportamento e relacionamentos do mundo contemporâneo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui