Muitas pessoas caem em uma falácia: elas acham que, se fossem bem-sucedidas e tivessem tudo o que querem, elas seriam felizes. Na verdade, é o contrário. A pesquisa pode provar que aproximadamente 50% de nossa felicidade é genética, mas apenas 10% dependem de circunstâncias externas e 40% de nossa atitude.

Pensar positivamente contribui decisivamente para o nosso sucesso e nos torna mais otimistas. Pensar positivo nem sempre é fácil para todos, especialmente quando se trata de lidar com um revés ou processar uma perda. Neste artigo você aprenderá a pensar positivo para ser uma pessoa mais otimista.

O pensamento positivo, em última análise, remonta ao farmacêutico francês Émile Coué. Ele havia reconhecido o poder do pensamento na administração de medicamentos e desenvolvido o conceito de auto-sugestão.

Isso inclui o uso de fórmulas e frases positivas para influenciar o comportamento, a saúde e as reações corporais. Portanto, Coué tinha um método de autoajuda à mão, o que tornava seus clientes muito mais saudáveis ​​por meio de afirmações positivas do que se eles apenas obtivessem a medicação.

Em psicologia, a direção da psicologia positiva se desenvolveu quando, no final do século passado, os psicólogos de Martin Seligmann nos Estados Unidos se perguntavam por que lidavam quase exclusivamente com doenças, sintomas e problemas.

Porque, na realidade, o foco deve ser o contrário: 70% das pessoas são saudáveis, elas só querem ter uma vida boa. Assim, no ano 2000, a Psicologia Positiva foi estabelecida como uma direção científica que explora emoções positivas, traços positivos e instituições positivas.

A perspectiva modificada permite que a psicologia e a medicina desviem o foco do déficit para as possibilidades. Em vez de uma estranha cura e dependência do médico ou terapeuta, agora todos podem confiar em sua própria atividade e poderes de autocura. Experimente o potencial de suas próprias possibilidades e ganhe mais influência em sua própria vida.

Truques para pensar positivo e ser mais otimista

O pensamento positivo não é mais sobre ser ou esoterismo é, é mais do que uma forma de consciência e atitude perante a vida. Muitas vezes, isso leva a uma situação muito estressante, que não quer ter uma mentalidade mais positiva, porque a negatividade constante é um grande consumidor de energia.

O pensamento positivo não é bem sucedido ao toque de um botão. Mas existem alguns truques psicológicos para reforçar padrões de pensamento mais otimistas:

1. Descubra o que você pesa

Está tudo mal. Generalizações deste tipo são generalizadas e rapidamente se tornam uma crença. Se as coisas não estão indo bem no trabalho, neste momento, a situação toda vida torna-se uma situação de crise em um curto espaço de tempo, qualquer coisa que você gosta ou ainda divertido. Na verdade, apenas um evento singular (e muitas vezes sem sentido) entorpece tudo.

Para pensar mais positivamente, você se pergunta o que exatamente é a razão por trás desses maus pensamentos, sem agrupar todos e avaliar negativamente a situação global. Quando você identifica a causa, pode trabalhar nela especificamente. Além disso, você verá mais positivo em geral, já que a situação é mais realista e menos impulsiva.

2. Torne-se consciente de seus pensamentos

A maioria dos pensamentos ruins se estende inconscientemente, mas não causa menos mal por esse motivo. Portanto, tente conscientemente entender todos os pensamentos com os quais você está lidando permanentemente. Desta forma, você terá a oportunidade de influenciá-los.

Mas isso parece mais fácil do que é: muitas pessoas internalizaram tanto pensamento negativo que é difícil para elas sair desses padrões de pensamento. Tente de qualquer maneira, deliberadamente. Quanto mais você questiona sua própria negatividade, mais positivo seu pensamento se torna.

3. Substituir pensamentos negativos

Tome as observações e pensamentos pessimistas, transforme-os deliberadamente e substitua esses pressupostos por uma visão positiva.

Faz uma grande diferença olhar o mundo e o nosso futuro com uma visão mais positiva. Não é incomum que se torne uma profecia auto-realizável, seja boa ou ruim.

4. Faça conexões

Para pensar mais positivamente a longo prazo, você deve tentar estabelecer conexões entre emoções negativas e situações específicas. Em outras palavras, você se pergunta exatamente quando pensamentos ruins ocorrem? Quais são os gatilhos? Muitas vezes você pode identificar certos padrões, como situações recorrentes ou mesmo contato com pessoas tóxicas, o que leva ao fato de você se concentrar mais negativamente.

Uma vez identificado, o próximo passo é reduzir essas fontes negativas. Por exemplo, evite se expor a pessoas que o influenciam negativamente e, em vez disso, você pode tentar conhecer outras pessoas que fazem você se sentir bem, pense mais positivo.

5. Refute seus pensamentos negativos

Um dos pensamentos negativos mais comuns está relacionado com a apreciação que fazemos da nossa realidade imediata e a previsão negativa que fazemos do nosso futuro, por exemplo: o trabalho não dá frutos, e sabemos que vai piorar, o nosso relacionamento vai muito ruim, o final é muito próximo, etc.

Padrões de pensamento positivo podem ser estabelecidos desafiando e refutando essas previsões negativas. Espere, o que há de errado? Na maioria dos casos, o pessimismo é infundado. Se você perceber que nem sempre tudo corre mal, pode pensar mais positivamente desde o início e evitar o círculo vicioso do pensamento negativo.

Fonte indicada: menteasombrosa
Imagem de capa: Pexels

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here