Os benefícios de saber como dizer o que pensamos

As pessoas que dizem o que pensam tem um entendimento diferente do seu ambiente e de si mesmas, e isso só produz um bem-estar e uma confiança emocional incomparável.

Dizer exatamente o que queremos dizer não é algo que a maioria de nós é treinada para fazer. Desde cedo foi ensinado a arte de “agradar as pessoas”: dizer que sim, mesmo querendo dizer não para não dizer nada que possa ofender e não ser visto como arrogante e para fornecer mais confiança aos outros à custa do nosso próprio bem-estar.

Por que você deveria dizer o que pensa?

Dizer o que você realmente acha nem sempre é fácil e pode levar a conflitos. No entanto, esta parte de uma série de preconceitos, e para dizer o que você sente tem a ver com expressar sua própria opinião, sem ninguém para ser ofendido ou agredido, o conflito acontece quando a outra pessoa considerada uma infracção ou não sei respeitar a opinião dos outros.

Se os outros não compartilham sua opinião, é respeitável e não é isso o que você procura é simplesmente para afirmar o seu direito de dizer o que pensa, o que sente, e de estabelecer limites sem se sentir culpado. Se você não consegue lidar com isso, você ainda tem que aprender muito para chegar a dizer o que pensa, expressar seus sentimentos sem medo.

1. Você não se sente desapontado consigo mesmo

Você já se afastou de um encontro com alguém com raiva por não ter dito o que realmente queria dizer? O fato é que engolir o que você realmente quer dizer pode ser equivalente a pressionar o botão de autodestruição.

De repente, você pode se ver executando tarefas depois de horas, exigindo mais de si mesmo e ficando ainda mais cansado porque não sabia como dizer que já teve o suficiente naquele dia e que não conseguiria. Uma das piores coisas sobre não dizer o que você pensa é que você não tem ninguém para culpar a não ser você mesmo, e você sabe que a única maneira de mudar isso é manifestar o que você pensa e sente como é.

2. Você se sente bem consigo mesmo

Falando da frase “tirar algo do peito”, falar, particularmente sobre questões importantes, pode parecer um peso do qual você literalmente sai. Ser assertivo é bom para você; Aumenta sua confiança em si mesmo e faz você acreditar que está assumindo o controle de sua própria vida.

3. Você dorme melhor

Existe até um provérbio alemão que diz: “Uma consciência limpa é um travesseiro macio”. Se você não mais tiver sua opinião salva como um fardo dentro de você, expressar seus pensamentos e sentimentos também o ajudará a aliviar sua consciência e sentir-se mais seguro de si mesmo.

O carrossel de pensamento “o que aconteceria se eu dissesse” ou “o que aconteceria se eu tivesse dito” ao expressar sua opinião você tem a oportunidade de deixar de lado esses pensamentos que consomem toda a sua energia.

4. Você vai conseguir o que quiser

A maioria de nós acha que é muito exigente articular o que ansiamos. Então, em vez disso, podemos enviar metade dos pedidos com a esperança de que os outros possam preencher as lacunas e terminar dizendo o que queremos dizer.

Então você diz “seria ótimo se você pudesse me ajudar por 5 minutos” quando você quer dizer “se você ficar uma hora para me ajudar, eu poderia sair do trabalho antes da meia-noite”. Se você realmente disser o que quer, suas necessidades serão atendidas e você acabará sendo uma pessoa mais feliz.

Da mesma forma, você deve saber dizer o que não quer. Por exemplo, quando seu chefe lhe deixa uma tarefa, não diga automaticamente “está tudo bem”. Em vez disso, tente outra resposta: “Eu gostaria de ajudar, mas tenho muito trabalho neste momento. Podemos ver qual é a melhor maneira de fazer isso à luz desse outro trabalho que eu deveria fazer? ” Dessa forma, você não está dizendo não, mas está enfatizando seu valor, além de negociar uma carga de trabalho mais realista.

5. Você será verdadeiramente entendido pelos outros

Todos nós, no fundo, queremos ser verdadeiramente compreendidos por outras pessoas. No entanto, sem dizer exatamente o que você quer dizer, corre o risco de ser perpetuamente mal interpretado.

Quantas vezes você já olhou para alguém que você conhece bem e pensou? “Se você realmente me conhecesse, você não teria dito ou feito isso.” Mas, como você espera que eles saibam se você nunca diz em voz alta o que realmente está acontecendo na sua cabeça? Ao expor abertamente seus pensamentos reais, você pode nem sempre ser gentil, mas será dez vezes mais real, e isso é surpreendentemente gratificante.

6. Você se cerca com as pessoas de acordo com você

Uma pessoa que sabe como dizer o que pensa e ser responsável pelo que disse mal estar rodeado por pessoas que não apreciam sua sinceridade e franqueza, a vantagem de estar rodeado por amigos verdadeiros é que você fluir, observando que seus relacionamentos são construtivas e Você se sentirá apoiado como você é.

Ser capaz de expressar o que sentimos e saber dizer o que achamos ser a melhor maneira de aliviar nosso fardo emocional, evitar conflitos e sermos capazes de nos cercar de pessoas que nos ajudam a crescer.

Via menteasombrosa
Imagem de capa: Pexels



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui