O desprezo gera danos psicológicos

O desprezo toma a forma de uma palavra que fere e desmoraliza. É também um gesto, a careta de um lábio ou uma sobrancelha que reflete a rejeição pelo que você diz ou faz em um dado momento. Poucos comportamentos são tão danosos para a integridade psicológica quanto aqueles que, pouco a pouco, acabam quebrando um relacionamento ou para sempre marcam o desenvolvimento de uma criança.

Embora estejamos mais acostumados a conversar e ler sobre aspectos relacionados ao ódio ou à indiferença, deve-se notar que o desprezo é, sem dúvida, a emoção mais letal. É essa arma de destruição em massa que requer algo mais que sofisticação. Assim, enquanto raiva ou indiferença podem ser reações momentâneas e momentâneas, o desprezo começa a partir de um subterrâneo mais escuro.

Quem despreza tem a clara intenção de humilhar o outro. Ele procura ridicularizar, menosprezar e até mesmo anular a outra pessoa de maneira aberta e manifesta. Ele faz isso buscando a oportunidade perfeita e ele a pratica diariamente para deixar uma ferida na mente, uma fratura no amor-próprio e quebrar para sempre o laço de confiança.

Pais, mães, casais, colegas de trabalho … Desprezo é muitas vezes a ordem do dia abertamente ou discretamente e sibilina. Seja como for, há uma coisa sobre a qual devemos ter clareza: o desprezador mostra um comportamento claramente covarde que é nutrido pelo ressentimento e pela absoluta falta de maturidade emocional.

Desdém todos os dias que rompe relacionamentos

De certo modo, temos em mente a memória daquela situação em que sentimos a ferida do desprezo. Talvez tenha sido na infância, quando alguém não entendeu o nosso esforço para fazer esse desenho, aquele detalhe que uma vez foi criticado e até mesmo ridicularizado. Talvez um de nossos pais tenha tido essa habilidade peculiar de menosprezar tudo que foi feito, dito ou desejado.

Ainda mais, é possível que tenhamos passado por um relacionamento afetivo em que nosso parceiro tinha esse hábito. Aquele que fez uma careta com a boca quando comentamos algo. O de criticar nossos gostos, o de menosprezar opiniões, de reificar tudo o que fizemos ou não. Não é por acaso, por exemplo, que João Gottmann, psicólogo e reconhecido especialista em relacionamentos, enunciando depois de uma investigação de quase quatro décadas, que o desprezo é certamente um dos fatores que predizem a maioria dos rompimentos.

Vejamos, no entanto, com maior profundidade, quais dimensões geralmente definem o ato de desprezo.

A anatomia do desprezo

. O desprezo é o lado oposto da empatia.

. Embora a empatia seja a capacidade de nos abrirmos para os outros e nos conectarmos com a realidade e as necessidades deles, o desprezo faz o oposto. Primeiro, ele ergue uma parede e depois fica sobre ela em uma atitude de poder para denegrir e depreciar o outro.

. Da mesma forma, crianças que crescem em ambientes caracterizados por desprezo e humilhação têm maior probabilidade de desenvolver baixa autoestima, sentimentos de culpa, constrangimento e distúrbios de estresse e ansiedade.

. Por outro lado, as pessoas acostumadas a desprezar os outros geralmente têm certos pontos em comum. São perfis que não toleram discordâncias e que não conectam ou veem as necessidades dos outros. Além disso, é característico que eles não sejam muito habilidosos em se comunicar, por isso recorrem a caretas faciais, a emitir suspiros, a nos mostrar com sua postura e a contemplar seu profundo desprezo.

. Por trás desses perfis, geralmente há certas dimensões psicológicas. Eles são pessoas cheias de frustração e até de raiva subterrânea. O exercício do desprezo serve para projetar e despejar nos outros suas próprias emoções negativas, sua insatisfação pessoal.

Desprezo e dano psicológico

O desprezo contínuo gera não apenas danos psicológicos, mas também afeta a própria saúde. A Universidade da Pensilvânia realizou um estudo em uma série de escolas onde vários fatos foram descobertos. O primeiro foi, sem dúvida, o efeito que essa dimensão tem sobre a auto-estima: todos os alunos que foram vítimas de humilhações e desprezo tiveram uma visão mais fraca e negativa de si mesmos.

Da mesma forma, o desprezo e as situações de estresse e violação continuada têm um efeito sério em nossas defesas. É comum que soframos mais resfriados, mais alergias, mais problemas digestivos, infecções, etc. Tudo isso indubitavelmente nos torna quase obrigados a cuidar desse defeito em nós mesmos, essa inclinação que às vezes podemos deixar cair nos outros, desprezando palavras ou ridicularizando as ações de outras pessoas.

Vamos entender que o desprezo é a dimensão mais prejudicial que podemos receber e oferecer aos outros. É uma maneira de invalidar, é uma absoluta falta de compaixão e empatia, está gerando dor nos outros e gerando a semente da angústia e do medo. O mesmo que acaba rompendo nossos relacionamentos emocionais, o mesmo que faz nossos filhos crescerem com medo e um autoconceito fragmentado e fraco.

Vamos refletir sobre isso, lembrando o que Honoré de Balzac disse na época do mesmo assunto: “As feridas incuráveis ​​são aquelas infligidas pela língua, os olhos, a zombaria e o desprezo”.

Fonte indicada: lamenteesmaravillosa
Imagem de capa: Pexels



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui