Em Portugal, cães e gatos adotados tem desconto em veterinários

Quem adota um um cão ou um gato, o faz por amor, e – pelo menos espera-se – tendo a consciência de que este animal precisará de uma dose extra de carinho, e também de outros cuidados – e despesas! Um bichinho de estimação, afinal, é quase um filho. Ele precisará, ao longo da sua vida, ir pelo menos uma vez ao veterinário. E nós bem sabemos que, com uma despesa dessas não se brinca, não é mesmo?

O medo dos gastos excessivos com o bem-estar do animal acaba sendo um grande empecilho para muita gente ao considerar a possibilidade de adotar um melhor amigo. Mas não em Portugal. Isso porque, por lá, os donos de cães e gatos adotados podem respirar mais aliviados diante da lista de despesas.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, uma cidade do Porto, assinou protocolo que estabelece que animais provenientes de processo de adoção terão descontos de até 25% em clínicas de atendimento veterinário.

A regalia, no entanto, não serve para todos os bichinhos. O documento deixa claro que os animais precisam ser adotados no CRA (Centro de Reabilitação Animal) da cidade, mantido pela prefeitura. Lá, após entrevista e adaptação de 30 dias com o cão ou gatinho escolhido, o adotante recebe certificado que vale descontos nas nove clínicas parceiras da instituição neste projeto.

E o CRA não para por aí: para ajudar ainda mais os adotantes, o Centro oferece, gratuitamente, vacina antirrábica e tetravalente, vermifugação e colocação de microchip em todos os animais adotados na instituição.

A intenção, claro, é aumentar os casos de adoção na cidade – que, assim como o restante de Portugal, tem muitas ocorrências de abandono de cães e gatos. Segundo a própria CRA, por ano, estima-se que cerca de 10 mil animais de estimação sejam largados nas ruas de Portugal, como se fossem objetos que podem ser descartados.

A prática bem que poderia ser aplicada aqui no Brasil, não acha? Posso imaginar que, se isso acontecesse, muitos cães e gatos ganhariam novos lares.

***

Destaques Psicologias do Brasil. Com informações de: The Greenest Post.
Imagem destacada: Lindsey Turner/Creative Commons



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui