Bloquear ou excluir pessoas: a fria estratégia para terminar relacionamentos

Todos, de alguma forma, utilizamos o botão «bloquear ou excluir amigos» em nossas redes sociais. Às vezes é higiênico e até necessário. No entanto, não é mais assim quando se torna a fria estratégia para acabar com uma relação afetiva ou amizade. Apenas um clique para desaparecer, para estabelecer distância e silêncio sem ter que dar qualquer explicação.

Redes sociais, quer gostemos ou não, são muitas vezes um reflexo da nossa vida real. Além disso, em todos os aspectos, em todas as palavras escritas ou fotos publicadas, uma pincelada de nossa personalidade é impressa. Esses algoritmos virtuais são reflexos da nossa essência e comportamento. Os desenvolvedores sabem disso e nós sabemos disso. Portanto, nada que aconteça nesses cenários é casual.

Eliminar pessoas em redes sociais é uma tendência crescente, mas com essa estratégia virtual muitos também buscam acabar com relacionamentos significativos e próximos.

Assim, o fenômeno de “unfriend”, não amigo ou pessoa que escolhemos apagar ou bloquear de nossa rede social, é algo que é cada vez mais estudado pelos psicólogos e criadores desses mundos da computação. A razão? Desde a criação do botão “unfollow” no Facebook em 2009, seu uso cresceu apenas. Essas plataformas não apenas imitam os mesmos fenômenos sociais que nos cercam. Além disso, eles estão mudando a maneira como nos relacionamos.

Vamos ver mais dados abaixo.

Bloqueie ou apague as pessoas um comportamento social útil em alguns casos

Nos últimos anos, o comportamento dos usuários do Facebook ou Twitter está mudando. Poderíamos dizer que, de certo modo, estamos amadurecendo. No momento, não é muito valorizado ter muitos amigos. Essa linha tão comum há um tempo atrás, onde acumulamos centenas de amigos nas redes sociais, está acabando. Isto é visto especialmente em pessoas com mais de 30 anos, que querem dar às suas redes sociais um uso mais sério e profissional.

Portanto, a estratégia de bloquear ou excluir pessoas não é apenas adequada, mas necessária em muitos casos. Com essa ação eles evitam os spammers clássicos, isto é, usuários irritantes ou pouco relacionados a cada um que se incomoda ou simplesmente não gosta. Nós tentamos separar o grão da palha. Além disso, com essa ação, chegamos a reafirmar o que é conhecido como a teoria dos números de Dunbar.

Essa proposta foi definida pelo antropólogo Robin Dunbar nos anos 90. Segundo ele, as pessoas podem ter relações mais ou menos significativas com não mais de 150 pessoas. Neles também podemos incluir os usuários com os quais interagimos regularmente (e enriquecemos) nas redes sociais, mesmo sem conhecê-los pessoalmente.

Portanto, no presente, estamos cada vez mais recebendo filtros nesses mundos virtuais para harmonizar nossa vida. Demos um passo à frente e a maioria já está procurando o mesmo equilíbrio na vida real do que nas redes sociais.

Bloquear e excluir amigos: encerre relacionamentos significativos com apenas um clique

Já sabemos que, em média, procuramos a redução de contatos nesses bairros cibernéticos para ter o mesmo equilíbrio que na vida real. Algo que a princípio pode parecer positivo, na verdade não é assim. A razão para isso está no seguinte: muitas vezes, integramos as mesmas ações que são realizadas naquele mundo virtual na vida real.

Assim, não falta quem depois de um desentendimento com um colega de trabalho, opte por bloquear ou excluir essas pessoas de suas redes sociais. Outros fazem o mesmo com seus amigos. Ainda mais, essa dinâmica está acontecendo cada vez mais em um nível afetivo. Faz parte desse outro fenômeno conhecido como fantasma. Lembre-se, é uma prática em que alguém deixa o parceiro sem uma palavra ou dá uma explicação. Assim, além do silêncio, a outra pessoa perceberá quase imediatamente que não aparece mais nas redes sociais ou nos contatos de seu (ex) parceiro.

Algumas pessoas assumem que eliminar alguém desses mundos virtuais também desaparecerá com mágica na vida cotidiana. Eles pensam, talvez, que a outra parte será rapidamente evitada e entenderá essa ação. No entanto, o que essas práticas despertam, como fantasmas, está sofrendo. As vítimas estão suspensas em um limbo emocional, onde é muito difícil moldar um duelo e a suposição desse fim.

Agora, por mais desesperados e imaturos que esses comportamentos possam parecer para nós, há algo importante em que pensar. Não devemos culpar a tecnologia. Nem os criadores e desenvolvedores dessas redes sociais que usamos diariamente. Esses cenários virtuais o que eles fazem é refletir mais uma vez a dificuldade de comunicação tão inerente ao ser humano.

Bloquear ou excluir pessoas em um clique facilita nossas vidas. É rápido, é seguro para aqueles que dirigem eo melhor de tudo, evite face a face a outra pessoa a dizer “já não te amo”, “não me interessam” ou “Eu não quero você na minha vida por estas razões . O ser humano e sua capacidade de se comunicar efetivamente sempre tiveram rachaduras. Agora, com a tecnologia, estamos criando lacunas ainda maiores.

Vamos aprender a lidar com nossos problemas pessoalmente. Porque o botão delete dos nossos dispositivos móveis, afinal, não resolve a maioria dos conflitos da vida.

Fonte indicada: lamenteesmaravillosa
Imagem de capa: pexels



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui