A ciência confirma: as crianças pequenas querem ajudar em casa e devemos deixá-las

Nós tendemos a pensar nas crianças como uma mão extra para casos de extrema urgência, em vez de considerá-las como fontes válidas de ajuda. Infelizmente, muitos pais acham que tentar dar uma ajuda às tarefas domésticas é mais um esforço do que o trabalho que eles poupam.

Em outros casos, quando têm muitas tarefas pela frente, recorrem ao suborno ou à ameaça de punição para que seus filhos os ajudem. Dessa forma, eles transmitem a ideia de que as tarefas domésticas são algo pesado que seria melhor evitar. Quando essa criança cresce, é compreensível que ele não queira fazê-las. Assim, os pais criam, mais ou menos conscientemente, uma profecia auto-realizável.

A ciência, no entanto, descobriu que poderíamos estar errados. As crianças pequenas têm um desejo inato de ajudar e, se permitirmos, elas continuarão a nos ajudar voluntariamente durante toda a infância e adolescência.

As crianças pequenas querem ajudar

Harriet Lange Rheingold, considerado um dos psicólogos do desenvolvimento mais proeminente dos EUA, assistiu interagiu crianças 18, 24 e 30 meses com os pais enquanto eles desempenhadas tarefas de rotina, tais como dobrar roupa, limpar o pó, varrer , retire os pratos da mesa ou coloque ordem em casa.

Ele pediu aos pais que trabalhassem relativamente devagar e permitissem que seus filhos os ajudassem, se quisessem, mas não pedir ajuda ou dar instruções. O psicólogo descobriu que todas as crianças pequenas se ofereciam para fazer tarefas domésticas. A maioria ajudou com mais da metade das tarefas que os pais realizaram e alguns até tomaram a iniciativa em outras tarefas.

Desde aquele estudo pioneiro, outros pesquisadores continuaram a analisar o desejo de ajudar crianças pequenas. Uma pesquisa recente na Universidade de Harvard, por exemplo, concluiu que as crianças pequenas fornecem ajuda por sua própria iniciativa quando percebem que outra pessoa está “em dificuldade” ou precisa de ajuda.

As recompensas diminuem o desejo de ajudar

Um dos achados mais interessantes desta série de estudos é que as crianças dão sua ajuda de forma desinteressada, não o fazem para obter uma recompensa. Um estudo realizado no Instituto Max Planck descobriu que fornecer uma recompensa por ajudar é realmente contraproducente, pois diminui o desejo de dar uma mão na próxima vez.

Esses pesquisadores permitiram que crianças de 20 meses ajudassem um experimentador de diferentes maneiras. Alguns não receberam uma recompensa depois de terem ajudado, mas outros tiveram a oportunidade de brincar com um brinquedo atraente.

Os resultados foram conclusivos: as crianças que haviam sido recompensadas por ajudar tinham menos probabilidade de ajudar do que aquelas que não haviam sido recompensadas. Apenas 53% das crianças que foram recompensadas decidiram ajudar o experimentador pela segunda vez. No caso de crianças que não foram recompensadas, 89% retornaram para ajudar.

Esse achado mostra que as crianças são intrinsecamente motivadas a ajudar, isto é, dão uma mão porque querem ser úteis, não porque esperam algo para isso. De fato, foi demonstrado que recompensas externas tendem a minar a motivação intrínseca, mesmo em adultos.

O problema é que uma recompensa muda nossa atitude e a forma como vemos a atividade, de modo que algo de que desfrutávamos antes se tornou uma “obrigação” ou um meio de obter outra coisa. Isso é conhecido como “efeito de super-justificação”, que ocorre quando um incentivo externo reduz a motivação intrínseca, de modo que prestamos mais atenção ao incentivo e menos à satisfação ou à diversão da atividade.

A valiosa lição dos pais indígenas

Entre os pais do Ocidente, um equívoco generalizado é que é mais importante para as crianças para se concentrar em seus estudos e extracurricular para ajudar a pegar roupas, remova os pratos ou fazer as atividades de cama. Mas talvez estejamos errados.

Um estudo muito interessante no México em comparação a relação entre pais e filhos ao realizar tarefas domésticas em comunidades indígenas e nas famílias mais ocidentalizados. Esses psicólogos descobriram que os pais das comunidades indígenas responder positivamente ao desejo de ajudar seus filhos pequenos, mas que “ajudar” o impasse em certas circunstâncias, porque eles acreditam que agrada crianças e os ajuda a tornar as pessoas mais confiantes e independente. Como resultado, quando as crianças estão entre 5 e 6 anos, eles estão ajudando nas tarefas domésticas e tomar as suas responsabilidades domésticas sem dificuldade.

grandes diferenças nas maneiras que os pais descritos contribuições de seus filhos para as tarefas domésticas também foram vistos. De acordo com os próprios pais, 74% das crianças que vivem na comunidade indígena tomou regularmente a iniciativa de ajudar nas tarefas domésticas. Nas famílias ocidentalizadas, nenhuma criança o fez. Na verdade, esses pais relataram muito pouco voluntário ajudar os seus filhos, mas também parecia a desvalorizar a pequena ajuda oferecida uma criança.

Além disso, os pais de herança indígena descrito seus filhos como capazes, freelancers, empresários e voluntários, enquanto os pais ocidentalizadas descrito seus filhos como dependentes e subordinados, que só com relutância ajudaram e precisava ser dito o que fazer.

Isso indica que, de alguma forma, estão “matando” o desejo de ajudar as crianças, tornando-as mais dependentes e relutante em se envolver em tarefas domésticas e assumir a responsabilidade de pessoas. Seria, no final, uma profecia auto-realizável. Não deixá-los ajudar, porque não acreditamos que eles são capazes, para que quando eles são capazes, não quero fazer.

Pais, como sair desse círculo vicioso?

Como pais, costumamos cometer três erros sobre a disposição de ajudar nossos filhos pequenos.

1. Descartamos a oferta dele para ajudar, simplesmente porque estamos com pressa de fazer as coisas e acreditamos que essa “ajuda” nos atrasará, já que a criança não se sairá bem. Desta forma, estamos dizendo a ele que ele não é capaz de ajudar.

2. Nós achamos que o trabalho doméstico é chato de que seria melhor salvar as crianças, transmitindo assim a mensagem de que é algo que deve ser feito por obrigação, não porque é apreciado.

3. Quando realmente queremos ou precisamos da ajuda da criança, oferecemos algum tipo de tratamento ou recompensa por isso. A mensagem que chegará à criança é que ele só deve ajudar quando receber algo em troca, o que elimina o prazer intrínseco do ato de ajudar.

Para sair desse círculo vicioso, basta aceitar a ajuda altruísta de nossos filhos, mesmo que isso supõe, em algumas ocasiões, ir mais devagar. Devemos lembrar que muitas vezes esse momento compartilhado é mais importante do que terminar uma tarefa o mais rápido possível. Assim, mesmo o trabalho doméstico pode se tornar tempo de qualidade juntos ou uma estratégia para educar valores como responsabilidade.

Artigo escrito por Jennifer Delgado Suárez, via Rincón Psicología
Imagem de laridra por Pixabay



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

  1. Idosos também gostam de se sentir úteis mas geralmente são relegados a um quarto da casa, onde ficam à espera da morte, ouvindo o som dos risos e dos diálogos, sem participar deles. Gostam de ajudar, mas são impedidos quando se oferecem para enxugar uma louça, estender uma roupa ou lavar um prato e são despachados, para o “seu canto”, ainda que com palavras carinhosas, mas são dispensados, “para não se cansarem”, dizem. No entanto eles precisam disso, precisam fazer parte do contexto, do grupo, porque ainda estão aqui, não foram embora. Vovôs e vovós não são a mobília ocupando o mesmo lugar da casa, até que se resolva mudá-los de parede. Idosos são o maior tesouro de uma casa, porque carregam experiências que não temos e a sabedoria que nos falta para entender que um dia seremos como eles, suplicando por uma tarefa simples na casa onde moram, apenas para se sentirem VIVOS. Deveríamos ter um pouco mais de tempo e paciência para eles, para que um dia não falte, dos outros, tempo e paciência para nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui