Que você nunca perca os fios para bordar seus sonhos

A maturidade me ensinou quem e quais são minhas prioridades. Agora, posso retomar os fios da minha vida com mais coragem e integridade, porque, desta vez, usarei linhas coloridas para tecer uma existência mais forte, digna e colorida.

Muitas vezes, e sem haver uma certa idade para isso, geralmente chega um momento em que fazemos um balanço do “tecido vital” construído até agora. De repente, percebemos que entre o que somos e o que fazemos há um problema profundo: nada disso nos agrada ou nos dá felicidade.

“O fio da vida afrouxaria se não estivesse molhado de vez em quando com algumas lágrimas.” -Pitágoras-

Nossos caminhos de vida às vezes formam intricados labirintos de frustrações, medos e bloqueios onde permanecemos presos permanentemente. Nós perdemos aqueles fios de cores que no passado, bordaram cada um dos nossos sonhos e desejos. É quando a incerteza e o medo que comem e corrói …

Essa é a vida que me espera para sempre? Será que todos os meus trens já passaram?

Os Senoi, os tradutores dos sonhos

Os Senoi são uma tribo da Malásia que sempre provou ser tremendamente interessante para antropólogos, psicólogos e sociólogos. Um dos costumes que eles mantêm de tempos remotos, é aquele que se encontra todas as manhãs em família para falar dos sonhos e pesadelos vividos durante a noite.

Longe de conferir um halo de magia ou espiritualidade a esse costume, o que os Senoi buscam é entender através dessas imagens oníricas as necessidades de cada pessoa. Para analisar cuidadosamente o que foi explicado por cada membro da família, essa tribo geralmente escala cabanas de bambu para ficar longe da terra, longe do “físico”.

A coisa surpreendente sobre esta prática é que, de acordo com os estudos de vários especialistas, os Senoi são um grupo social incrivelmente feliz. Estas reuniões catárticas permitem-lhes “retomar” os fios da sua realidade para se conhecerem melhor. Nesta cidade não há atos violentos ou alguém que sofre de doença mental.

Você estará interessado em saber, sem sombra de dúvida, que tipo de técnicas os Senoi usam para enfrentar os medos que muitas vezes são refletidos em nossos próprios sonhos. Se desejar, você tem livros interessantes como “Senoi Dream Theory: Mito, Método Científico e o Trabalho de Sonho”, do psicólogo William Domhoff.

No entanto, estes são alguns pequenos exemplos de suas linhas de enfrentamento:

. Toda ameaça que aparece em um sonho ou um pesadelo é uma realidade que devemos reconhecer e administrar.

. Nossos sonhos e objetivos estão por trás daquele “monstro” ou daquela “sombra” difusa do sonho que devemos saber superar para encontrar nossos caminhos novamente.

. Se sonhamos que caímos através de uma montanha ou de um buraco (imagens associadas à ansiedade), teremos que visualizar ao longo de dois dias uma imagem em que, após a queda, um campo macio e fofo de flores nos espera.

. Outro conselho do Senoi é o seguinte: quando estamos sonhando e estamos conscientes disso (sonhos lúcidos), devemos nos esforçar para fazer amigos, criar laços afetivos.

Recupere os fios que bordam nossos sonhos

Quando somos assaltados pela incerteza e pelo desconforto entre o que queremos ser e o que somos agora, existe apenas uma opção: a mudança. No entanto, não se trata de levar a súbitas transformações, porque “tsunamis vitais” nem sempre garantem o sucesso.

É mais sobre nos permitir fluir enquanto damos pequenas mudanças, novas direções, novas pessoas, novos pensamentos. Tudo isso nos traz de repente dezenas de novos fios de cores com os quais bordar os sonhos que tivemos antes e que, por qualquer motivo, havíamos estacionado.

asomadetodosafetos.com - Que você nunca perca os fios para bordar seus sonhos

Passos para iniciar a mudança e alcançar objetivos pessoais

Para gerar uma mudança, por pequena que seja, somos obrigados a supor que um momento de crise irá aparecer. São aqueles fios que oferecem resistência, que são obstinados e que grudam em nossa pele, tentando nos impedir de dar o passo que precisamos.

. Não tenha medo da dor do desapego, há fios que são cortados porque eles já não suportam tanta carga. Temos que deixá-los ir encontrar muito mais bonitos que bordem sonhos melhores. Melhores projetos.

. Cuide da sua intuição, essa dimensão que se conecta diretamente com nossas emoções e com esse inconsciente que o Senoi soube interpretar tão bem, nos sussurra verdades que nem sempre ouvimos.

. Devemos ser muito claros sobre o que queremos para nós mesmos. Se você quer paz, deixe aqueles que lhe trazem uma tempestade de lado. Se você quer amor, comece a amar sua própria pessoa. Se você procura trabalho de reconhecimento sua autoestima. Se você quer liberdade, procure a chave para suas correntes.

Os fios que bordam os nossos sonhos estão agora à nossa espera em qualquer canto, no sorriso de pessoas conhecidas ou desconhecidas. Porque, acredite ou não, ainda existem muitas plataformas onde os trens que levam o nosso nome passam, e porque nunca é uma boa ideia deixar as mentes pequenas nos convencerem de que nossos sonhos são grandes demais.

Tradução do texto publicado no site la mente es maravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui