Proibido sentar e esperar que a vida aconteça

Se há algo que as pessoas aprendem, mais cedo ou mais tarde, é que é inútil esperar que as coisas aconteçam por si mesmas. Para ser feliz, temos que tomar decisões e somente quando somos capazes de promover essa mudança mágica em nosso interior, o que está ao nosso redor também é impregnado por esse movimento harmônico.

Um dos escritores mais notáveis ​​da história da literatura foi, sem dúvida, Anton Chekhov. Sua escrita refinada, crítica e hábil no mundo emocional e psicológico, nos lembrou através de suas histórias que pessoas vulgares são aquelas que sempre esperam o bem e o mal do lado de fora, enquanto os sábios são aqueles que esperam de tudo, eles mesmos

Quando você para de esperar por mudanças na vida. É algo que aprendi com o tempo, porque não basta apenas querer, porque um desejo lançado no ar em uma noite estrelada não muda nada, ao contrário, uma decisão muda tudo.

Por outro lado, também sabemos que as pessoas são frequentemente forçadas a esperar. O adolescente quer ser maior de idade, o adulto aspira a conseguir um bom emprego e, por sua vez, fazemos isso todos os dias quando esperamos a chegada do metrô que nos levará para casa. Nós sempre esperamos algo.

Agora, a arte de esperar sem desesperar também implica que durante esse tempo não é uma coisa ruim que estamos plantando “sementes”. Pequenas ações, abordagens de pensamento e iniciativas que por si só também geram movimento próprio. Vale a pena tentar, sugerimos que você pense sobre isso.

Quando espera parece a única opção

Para muitos, fomos educados nessa cultura de ilusão e recompensa, onde acreditamos que na vida, como nas histórias, há sempre um final feliz. Eles nos explicaram que devemos tolerar a frustração antes de receber um reforço positivo, e também nos disseram, quase em sussurros, que as coisas boas sempre acontecem com pessoas boas.

No entanto, enquanto engolimos uma mordida da realidade após a outra e caímos naquelas “armadilhas de urso” de nossos caminhos de vida, muitos chegaram à conclusão de que as pessoas não têm controle sobre essa assim chamada vida. Achamos que é melhor esperar, ficar quieto e criar raízes em nossas zonas de conforto enquanto colocamos nossos olhos nas janelas da vida, esperando a sorte bater em nossas portas.

Agora, se coisas boas acontecem a pessoas boas … Por que vivemos apenas coisas decepcionantes? Somos a exceção à regra? A vida não funciona dessa maneira.

Esperar nunca deve ser a única opção para os problemas e lacunas da nossa existência. É hora de deixar de lado o que sentimos para pensar sobre o que realmente precisamos. O mundo não é cor-de-rosa, sabemos, mas na realidade não é negro nem hostil. A realidade é a cor com a qual você quer vê-lo.

asomadetodosafetos.com - Proibido sentar e esperar que a vida aconteça

Quando você para de esperar por mudanças na vida

As pessoas tendem a culpar o nosso ambiente e as pessoas que o habitam pela nossa infelicidade, por cortar as asas do nosso crescimento e oportunidades. Com esse esquema de pensamento, o que realmente fazemos é fertilizar nossa mente com a terra do desconforto, a fim de plantar nela as sementes do sofrimento.

Sabemos que você já ouviu e leu mais de uma vez: o que você acha que influencia seus comportamentos e emoções, mas mesmo assim, apesar de saber disso, nem sempre conseguimos reinar naquele cavalo fugitivo que é o medo.

“Se eu paro de culpar minha parceira por minha infelicidade e a deixo sozinha, isso é algo que me causa muito medo”. «Prefiro esperar que novas ofertas de emprego cheguem à minha cidade antes de mudar para outra cidade, porque esse passo me dá muita insegurança».

Quase sem saber como nossas mentes se tornam máquinas de lavar real, onde eles dão palestras em todo o aterrorizante e angústia que resulta em um tipo de vítima em que nos limitamos apenas para ver o que não funciona em vez de assistir o que está indo bem. Não é adequado. Temos que dar uma guinada em nossos estilos cognitivos e também entender que a vida não espera, não para e não avisa. Na verdade, estamos perdendo isso.

Estratégias para gerar mudanças em nossas vidas

Algo que devemos ter claro é que, em matéria de felicidade e conquista dos sonhos, não há fórmula mágica. Cada um de nós deve ser capaz de encontrar a equação que funciona melhor para nós com base em nossas necessidades, caráter e circunstâncias.

No entanto, existem algumas diretrizes básicas que podem nos ajudar a cruzar a linha do medo, gerar mudanças e parar de esperar. São as seguintes:

. Não devemos ter medo do mal-entendido, do erro, do fracasso. Parar de esperar para ser um pouco mais feliz envolve tomar decisões, e se uma delas não for apropriada, não será o fim do mundo, porque descobriremos quais decisões podem estar certas.

. Quem para de esperar e se atreve a agir não o faz porque está convencido de que tudo vai dar certo. Ele faz isso porque é apropriado, porque a imobilidade não nos leva a lugar nenhum. Em vez disso, o movimento por si só já é vida.

. Regula a obsessão de manter o controle de tudo o que o rodeia, bem como a alta ansiedade. Isso também é um reflexo do medo.

. Ele restringe o discurso negativo e pensamentos “ruminantes” cheios de fatalismo. Eles são inúteis, reciclá-los.

Não preveja nada que possa ou não acontecer e apenas se limite a abrir sua mente. Porque a vida não é um problema para resolver, é um mistério a ser vivido.

Artigo publicado originalmente no site La Mente es Maravillosa
Imagem de capa: Pexels



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui