Pessoas que sabem ouvir também precisam ser ouvidas

Todos nós valorizamos as pessoas que sabem ouvir. Agradecemos sua hospitalidade emocional, sua empatia autêntica, sua capacidade de validar nossas palavras, histórias e sentimentos. No entanto, é necessário lembrar um aspecto simples: quem sabe escutar, quem está lá para nós sempre que precisamos, também precisa ser ouvido de tempos em tempos.

Este tópico é mais importante do que podemos pensar no início. Carl Rogers, um renomado psicólogo humanista, disse que a base de todas as relações saudáveis ​​está na escuta ativa, na capacidade de ouvir uns aos outros com eficácia. No entanto, mais e mais pessoas estão chegando à terapia psicológica para se sentirem ouvidas “pela primeira vez”.

Há aqueles que se levantam como figura sempre acessível a quem todos compartilham suas preocupações, problemas e ansiedades com eles. Eles são refúgios que, curiosamente, não costumam encontrar os deles quando precisam. Além disso, há muitos que estão tão acostumados a ouvir os outros, que acabam escondendo suas necessidades, escondendo-se nas circunvoluções do búzio do silêncio.

Pouco a pouco, é mais fácil para eles deixar os outros falarem do que pedir silêncio por um momento, só por um momento, para revelar o que sentem, para dizer em voz alta que eles também têm preocupações e gostariam de ser tratados. Estas são situações muito comuns que devem nos convidar a uma reflexão sincera.

Pessoas que sabem ouvir nem sempre sabem pedir ajuda

Uma parte das pessoas que sabem ouvir se acostumou a não ser ouvida. Esses dados podem parecer impressionantes, no entanto, é uma realidade muito parecida com a de alguém que se acostumou a se virar sozinho sem receber nada em troca. Existem muitos tipos de invisibilidade, e onde não se tem ninguém para ser honesto, apesar de ser a figura clássica de refúgio a que todos chegam, é sem dúvida um dos mais comuns.

Mais cedo ou mais tarde, essas pessoas acabam indo para a terapia porque precisam de um ouvinte sincero. Afinal, todos nós precisamos que nossas histórias sejam ouvidas. Cada um de nós merece apoio emocional para ir ao sincero. Assim, o fato de não ter alguém válido com quem fazê-lo é altamente doloroso.

No entanto … por que essas situações estão ocorrendo? É um problema apenas de alguém que se acostumou a ouvir e não é assertivo para pedir o que ele precisa ou talvez estamos enfrentando um tipo de egoísmo relacional? Vamos analisar as possíveis causas.

O palavreado narcisista

Essa realidade é muito comum entre casais e até entre amigos. Há sempre alguém acostumado a derrubar todos os pensamentos, anedotas, ocorrências ou problemas de natureza diferente. A comunicação é realizada em uma direção e através de um palavreado narcísico. Lá, onde o interlocutor não é levado em conta, onde abandonar um monólogo quase compulsivo e totalmente desprovido de empatia.

Esse tipo de situação evidencia um tipo de relação que é claramente prejudicial. O mais impressionante é que alguém acostumado a usar o outro como um “contêiner” de seu palavreado elogia sempre as pessoas que sabem ouvir. Portanto, não economize nos elogios do tipo ‘o que eu faria sem você? Está claro que ninguém me entende como você faz isso.

A pessoa que teme ser julgada

Em um estudo realizado na Escola de Ciências Psicológicas da Universidade de Manchester (Reino Unido), a Dra. Pamela Fitzerald mostrou um fato que a maioria de nós pode entender muito bem. Quando uma pessoa vai à terapia psicológica, eles valorizam primeiro e acima de tudo um aspecto simples: saber que, seja o que for que digam, não serão julgados ou criticados por isso.

Algo assim nos faz entender que muitas daquelas pessoas que sabem ouvir, mas ao mesmo tempo evitam ser honestas com os outros, frequentemente o fazem por medo de críticas. Talvez, certas experiências do passado as privaram daquele ambiente seguro em que se sentem ouvidas e validadas, talvez o peso das críticas recebidas em certos momentos os impeça de estarem abertos aos outros.

Às vezes, ouvir é mais fácil do que comunicar

Outro fator que explica por que algumas pessoas preferem ouvir a comunicação é definido pelo estilo de personalidade. O perfil introvertido, muitas vezes, é aquele ideal para alguém ir em privacidade para explicar nossas experiências e pensamentos. No entanto, ele ou ela raramente tende a fazer o mesmo e se ele faz, ele escolhe pessoas muito selecionadas.

Muitas vezes, o ato de ouvir é mais fácil para muitas pessoas se comunicarem. Requer apenas a aplicação de uma escuta ativa, um olhar que compreenda e seja uma presença próxima, nada mais. Entretanto, o ato de se abrir para o outro para expressar pensamentos, revelar fatos ou confidências já requer outro tipo de competências que, para certos tipos de personalidade, não é simples ou não pode ser feito com ninguém.

Todos nós merecemos ser ouvidos: é um ato de hospitalidade emocional

Pessoas que sabem ouvir também merecem ser ouvidas. Se tivermos alguém que está sempre lá para nós, vamos lembrar de praticar essa reciprocidade onde eles podem dar o que eles nos oferecem. Talvez esse amigo, esse colega de trabalho ou esse membro da família esteja mais confortável em ser um ouvinte do que um comunicador, mas seja o que for, precisamos criar ambientes seguros onde possamos conversar com eles quando precisarem.

Para concluir, lembre-se que escutar é muito mais do que deixar o outro falar enquanto pensamos no que vamos dizer … A comunicação humana é também um ato de hospitalidade onde receber as palavras do outro e torná-las nossas, é conectar para proteger, é dar refúgio a fornecer quem temos em frente à segurança, compreensão e empatia. Portanto, aprendamos a praticar a escuta ativa diariamente.

Artigo do site La Mente es Maravillosa
Imagem de capa: Pexels



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui