Eu gosto do meu jeito de ser: não preciso gostar de todo mundo

Meu jeito de ser é autêntico e não preciso fingir que não gosto de todos. Por muito tempo pratiquei o valor da dignidade pessoal, não sou escravo de ninguém e não preciso da aprovação de outras pessoas para ser feliz.

É vital que cheguemos a essa conclusão o mais rápido possível em nosso ciclo de vida. É um aspecto que todo adolescente deve assumir e que cada pessoa deve praticar para alcançar um equilíbrio interno adequado e bem-estar emocional.

Eu não sou o que você espera que eu seja, aceite-me pelo que me define, pelo meu jeito de ser, pelo meu jeito de fazer você feliz: vamos construir um mundo onde nem eu nem eu nos forçamos a deixar de ser “você e eu”.

Sabemos que nem sempre é fácil agir dessa maneira. Em nosso interior, temos a sensação de que, se não gostamos de todos, não seremos aceitos. No entanto, a vida não é construída com a necessidade de ter que gostar: basta que saibamos nos respeitar.

Sente-se a necessidade de gostar da família de nossos casais, de conviver com seus amigos, de se adaptar a todos os nossos colegas de trabalho e às pessoas que fazem parte de nossos círculos sociais. Agora, a primeira coisa que toda pessoa deve levar em conta é que é impossível gostar de todos. Cada pessoa é única, todos nós temos o nosso jeito de ser, de ver o mundo, de viver a vida.

Se você não gosta de mim, pelo menos me aceite, me respeite. O mais provável é que haja algum aspecto de mim que nos une, muito provavelmente, apesar de nossas diferenças, podemos nos enriquecer de alguma forma. E se isso não acontecer, nada vai acontecer. O essencial é que nos aceitemos: o amor-próprio é um relacionamento que deve durar uma vida inteira.

Eu sou eu e me aceito no meu jeito de ser: eu sou um presente

Você é um presente para si mesmo e ninguém pode dizer o contrário. Só você sabe o que viveu, o que superou, o seu modo de ser é a janela que lhe permite ver o mundo com toda a sua intensidade, em liberdade e integridade.

Sou como sou, não pretendo ser uma versão de ninguém ou um fantoche guiado por tópicos de outras pessoas: tenho uma voz, um coração e sei o que mereço nesta vida para ser feliz.

Nosso modo de ser não se define apenas dizendo que somos extrovertidos, tímidos ou introvertidos. É um amálgama de nuances onde experiências, pensamentos e aprendizagem vital são inscritos. São fracassos e são feridos, mas também são triunfos e caminhos percorridos com alegria.

O ruim ensina e o bom orienta, toda experiência constrói o nosso jeito de ser, onde também se integram estilos educacionais, valores que assumimos ou renunciamos e a essência de cada pessoa que passa pela nossa vida.

. Seu modo de ser é a energia que o empurra e que deve colocar barreiras ao que você não quer em sua vida, ao que não define você.

. As pessoas que tentam se adaptar a todos precisam primeiro de aprovação. É então quando eles se sentem integrados, mas se nos limitarmos a buscar aprovação no dia-a-dia, deixaremos de ser nós mesmos.

. O psicólogo e escritor Wayne Dyer costumava dizer que 50% das pessoas que encontramos todos os dias possivelmente seriam contra nossas opiniões. Se você conhece alguém que não gosta do que diz ou do que faz, não se preocupe: há outros 50% que o apoiarão.

. Quando somos pequenos somos educados na necessidade de gostar de todos: sorrir, apertar as mãos, sentar bem, não fazer isso, não fazer a outra coisa … Passamos boa parte da nossa vida “buscando aprovação”, até um dia, De repente, percebemos que é impossível gostar de todos.

Tentar gostar de todo mundo vai te deixar infeliz

O budismo já nos disse desde a antiguidade: se você insiste em gostar do mundo inteiro, só encontrará sofrimento e infelicidade. Não vale a pena, não é necessário gostar de alguém que tenha um coração egoísta, que não o reconheça, que não tenha nobreza e que simplesmente não se encaixe na sua maneira de entender o mundo.

Eu faço parte de tudo que encontrei no meu caminho, meu jeito de ser é minha essência e minha identidade. Tem sido difícil para mim chegar onde estou e não posso fingir algo que não sou apenas para te fazer feliz.

Se pensarmos sobre isso, nada poderia nos trazer mais estresse e sofrimento emocional do que tentar agradar a todos. No entanto, também sabemos que “não gostar” pode nos causar mais de uma crítica e uma reprovação.

. Entenda que as críticas que você faz estão mais relacionadas a quem as dirige do que a quem as recebe. Eles não definem você, às vezes é apenas um reflexo da frustração daqueles que o criticam.

. Não é higiênico viver a vida pendente das opiniões dos outros, ou sob o jugo de encontrar a aprovação dos outros: você se tornará um escravo do mundo em vez de ser o dono do seu coração.

A vida é diversidade, e as pessoas têm tantas nuances que vale a pena ser únicas, ser autênticas e manter sempre uma dignidade adequada. Ame-se pelo que você é, ame-se por quem você é.

Fonte indicada: La mente es maravillosa
Imagem de capa cortesia de Jo Parry



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente não devemos nem precisamos gostar de todo mundo porém precisamos ter muito cuidado na hora de desprezar e descartar pessoas das quais não gostamos ou com as quais não simpatizamos ou temos afinidade.Muitas vezes são essas mesmas pessoas que nos estenderão a mão amanhã, no momento do sufoco, nos surpreendendo até com esse gesto de empatia com o qual não contávamos, porque nada fizemos por merecer, da parte delas, tal atitude solidária, sincera e desprendida. Por isso, ao manifestar preferências afetivas e desafetos, catalogando-as por amigas ou adversárias, cuidado. Nas voltas que o mundo dá, podemos dançar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui