Como criar um filho para que ele goste de ler

A leitura alimenta o cérebro e as crianças precisam ler para ter um bom desenvolvimento em todos os aspectos. A melhor maneira de aumentar o QI de seu filho é lê-lo, ver o que você lê e, acima de tudo, incutir um amor pela leitura. Não hesite em ler uma história para o seu filho todas as noites, apenas para aproveitar esse tempo juntos.

As crianças que leem por diversão têm melhores resultados acadêmicos e seu desempenho escolar está mais diretamente relacionado aos escores de leitura, tendo um bom nível. A maioria dos pais compra livros de papelão para seus bebês para melhorar a leitura, mas mais tarde, a maioria das crianças para de ler livros se não forem designadas para a escola.

Por que isso acontece? O hábito de ler, se não estiver enraizado na infância, não ficará no futuro. As crianças adoram folhear livros, ver fotos e ver o que está lá. Eles podem até gostar de ler como alunos na escola primária. Mas ler é trabalho duro e a vida oferece muitas outras maneiras de entreter sem esforço. Portanto, é dever dos pais educar seus filhos para que eles gostem de ler.

Leia para seu filho desde que ele é um bebê

Não quero dizer que você leia para seu filho apenas no momento de ir para a cama. Compre livros infantis para serem seus primeiros brinquedos. Quando você for passear com seu filho e quiser entretê-lo, leve seus livros com você para criar um momento agradável em qualquer lugar. Crie rotinas de leitura em casa para que haja uma conexão de amor entre você e a leitura. Sempre que precisar de um descanso, pegue um livro e leia o seu filho. Qualquer hora é boa para incutir amor pela leitura.

Não o pressione para aprender a ler

A maioria das crianças aprende a ler naturalmente quando desenvolve as habilidades preliminares. Seu objetivo não é ajudá-lo a pronunciar palavras, mas a incentivar o amor pelos livros. Ensine-lhe a diversão por trás da leitura, mas não force-o a fazê-lo, especialmente se ele não estiver pronto. Se você forçá-lo, ele manterá esse sentimento dentro dele e durará por toda a sua vida … se você não forçá-lo, ele deixará a paixão pela leitura em paz.

Algumas crianças muito inteligentes não aprendem a ler até que não tenham mais de sete anos de idade. Não se preocupe com isso, assim como quando eles começam a falar ou a andar … toda criança tem o seu ritmo, mas uma vez que eles adquiram o restante das habilidades, eles o alcançarão.

No entanto, se você perceber que seu filho pode ter dificuldade em reconhecer letras, o que confunde ou não pode pronunciar as palavras, então você pode precisar de tomar uma psicologia educacional profissional para saber se você tem qualquer tipo de problema que requer intervenção.

Leiam juntos e respeite seus interesses

Quando seu filho aprender a ler, continue lendo para continuar com o link. Para não perder o interesse pela leitura vale a pena um tempo extra para descobrir quais são os tópicos que você gosta. Permite-lhe escolher os livros que mais lhe interessam para descobrir coisas novas.

Você pode guiá-lo para encontrar os tópicos que podem ser de maior interesse para ele e que sejam apropriados para sua idade e nível de maturidade. Assim, você sentirá muito mais interesse pela leitura e poderá se interessar por outros tópicos sem pensar que eles podem ser desinteressantes. Você descobrirá que todos os livros escondem grandes histórias.

Você também deve limitar o tempo antes dos dispositivos eletrônicos para que você não sinta o conforto do entretenimento sem esforço. Você pode limitar o uso das telas – até completamente – até que o hábito da leitura seja estabelecido.

Texto de María José Roldán, traduzido do original publicado no sit Eresmamá



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui