Combate à poluição: Amsterdã proibirá veículos a gasolina e diesel a partir de 2030

O combate à poluição do ar acaba de contabilizar mais uma vitória, a cidade de Amsterdã, na Holanda, proibirá carros e motos movidos a gasolina e diesel a partir de 2030. A diretriz foi oficializada em um comunicado do conselho municipal da capital holandesa, divulgado na última quinta-feira (02/05).

“A poluição costuma ser um assassino silencioso e é um dos maiores riscos à saúde em Amsterdã”, disse a conselheira de trânsito da cidade, Sharon Dijksma.

A poluição do ar fica acima do nível permitido pelas normas europeias em muitas áreas da Holanda, principalmente devido ao tráfego pesado em Amsterdã e na cidade portuária de Roterdã.

Os níveis atuais de dióxido de nitrogênio e de material particulado, segundo alerta do Ministério da Saúde da Holanda, podem levar a doenças respiratórias. Além disso, a exposição crônica pode reduzir a expectativa de vida em mais de um ano.[

asomadetodosafetos.com - Combate à poluição: Amsterdã proibirá veículos a gasolina e diesel a partir de 2030
Carros elétricos estacionados ponto de recarga de bateria em Oslo — Foto: Terje Solsvik/Reuters

Na Holanda, todos os motores a gasolina e diesel serão substituídos por alternativas livres de emissões, como carros elétricos e a hidrogênio, até o final da próxima década; é o que garante, em comunicado, o governo da cidade de Amsterdã.

A medida começará a se implementada em 2020, com o banimento de carros a diesel produzidos antes de 2005. A proibição será gradualmente expandida.

***
Redação CONTI outra. Com informações de G1

Imagem de capa: Ralf Gervink por Pixabay



LIVRO NOVO



Parceria editorial com a redação do site CONTI outra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui