Cristiane Mendonça

Bateu aquela vontade de mudar de vida?

O sacolão do meu bairro é um ponto conhecido pelos bons preços e por ter boas opções de frutas e verduras. Por isso, o local sempre abarrotado de prateleiras, entre elas, de cebolas que pareciam subir pelas paredes, de verduras de folhas espremidas em um cantinho de pouca luminosidade e de corredores minúsculos disputados por clientes e carrinhos, não chegavam a ser, exatamente, um problema. Até que o mercado foi vendido para outro dono e uma transformação curiosa aconteceu: o mesmíssimo cômodo, de uma semana para outra, pareceu ter multiplicado seu tamanho. As prateleiras da área central do sacolão foram redistribuídas de forma a aumentar o espaço entre os corredores, as paredes foram pintadas com uma cor clara dando luminosidade para o lugar e os cantos “mortos” receberam atenção. Um freezer com laticínios foi colocado e na parede onde existiam cebolas empilhadas em formato de pirâmides foram ajustados os balcões de atendimento que receberam, nas partes inferior e superior, itens como ervas e damascos secos, nozes, palmitos e farinhas temperadas. No mesmo local de antes, agora há mais espaço e mais produtos. E, nós como clientes, nos sentimos mais livres e à vontade para comprar. Qual foi o milagre realizado no sacolão? Sem dúvida, a reflexão do proprietário sobre o espaço. Diante do novo negócio e com um olhar livre de vícios ou certezas, o repensou sem apego.

Por isso, fazer uma analogia entre esse comércio e a vontade de mudar de vida me pareceu inevitável: é comum passarmos anos habitando os mesmos espaços! Moramos no nosso corpo e mente e não há como nos “mudarmos” deles; residimos na mesma casa ou trabalhamos no mesmo emprego por anos. E, às vezes, apertados entre os nossos corredores mentais, sentimos que falta o local adequado para fazermos aquilo que gostamos, para sermos nossa melhor versão ou para que a nossa vida seja como sonhamos! O problema parece ser o lugar em que vivemos: o corpo que não se parece com o da mulher na TV, a mente que não se adequa à realidade ou a casa que não é como sonhei! Será que falta espaço ou falta coragem para mudar? Na nossa prateleira de “cebolas” empilhadas, deveríamos racionar o espaço ou repensar aquele canto?

Por vezes nosso lugar no mundo parece insuficiente e inadequado porque nos falta um novo olhar sobre nós mesmos. Nos apegamos às nossas crenças como se elas fossem boias salva-vidas jogadas para nós em alto-mar! Mulheres com 30 anos devem estar casadas ou em um relacionamento; aos 40 anos qualquer homem que se preze já tem sua casa própria; é necessário escolher uma profissão aos 18 anos para tentar o vestibular; na minha família ninguém nunca se divorciou ou mudar de profissão aos 35 anos é perda de tempo são alguns dos pensamentos – que mesmo bem escondidos na nossa mente – nos impedem de rever o nosso espaço no mundo! No nosso cômodo mental, as prateleiras estão sobrecarregadas pelas nossas verdades e os corredores apertados pelos nossos apegos. A diferença entre um comércio e a nossa forma de pensar está no fato de que não podemos vender nosso lugar no mundo e não há como transferir para um novo dono aquilo que nos é inalienável: nosso direito à plenitude, nosso espaço que deverá ser – corajosamente – repensado e renovado por nós mesmos frequentemente.

Mudar a vida para melhor começará sempre pelo nosso lado de dentro!

***

Photo by Mariana Plozner from Pexels

Cristiane Mendonça

Cris Mendonça é uma jornalista mineira que escreve há 14 anos na internet. Seus textos falam sobre afeto, comportamento e Literatura de uma forma gostosa, como quem ganha abraço de vó! Cris é também autora do livro de crônicas "Mineiros não dizem eu te amo".

Recent Posts

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

1 dia ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

1 dia ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

2 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

2 dias ago

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

3 dias ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

3 dias ago