A primeira coisa são meus filhos… hoje o resto do mundo pode esperar

Eles vêm primeiro. Nossos filhos são nosso norte e a estrela Sirius, a mais brilhante do céu. Eles são nossa prioridade e o primeiro pensamento de nossas manhãs. No entanto, nem sempre é possível dedicar-lhes todo o tempo que gostaríamos, portanto, é necessário procurar momentos, instantes mágicos onde parar o tempo e o mundo inteiro para dar a eles, dizer “hoje tudo pode esperar, hoje a vida é nossa”.

Vamos olhar para trás por um momento. Vamos tentar colocá-lo em um momento feliz da nossa infância. Muito provavelmente, nossa memória emocional nos levará instantaneamente a um momento cotidiano que compartilhamos com nossa mãe, nosso pai, nossos avós ou com nossos irmãos.

«Cada momento que passo sem as pessoas que amo é um tempo perdido» -RR Tolkien-

Isto é assim por uma razão muito simples: nosso cérebro é governado por mecanismos sociais e, portanto, dará um significado maior àqueles momentos de nossa infância onde sentimos a proximidade das pessoas que foram amadas, que nos mostraram de uma maneira ativa e sincera que nós fomos amados, o que nós éramos importantes.

Mais tarde, e à medida que se atinge a idade adulta, você pode, sem dúvida, valorizar aqueles pequenos momentos de solidão e cumplicidade consigo mesmo. No entanto, quando você é criança, isso nunca acontece, porque o que há é uma necessidade natural de “compartilhamento de tempo”, por ter mãe por perto, pai ao lado … Uma proximidade tão necessária quanto a própria comida.

Nossos filhos precisam ver a vida através de uma bolha de sabão, e percebem que os segundos rastejam no ritmo de um caracol enquanto andam da nossa mão. Querem nos fazer perguntas impossíveis, desenhar seus sonhos, nos pintar a lua verde e o sol púrpura, querem mergulhar em nossos olhares enquanto lhes contamos uma história, ou duas, ou cem …

Tudo isso não podemos fazer diariamente, sete dias por semana e vinte e quatro horas por dia. No entanto, hoje pode ser um bom dia para “parar o tempo” para eles, para seus filhos.

Meus filhos são minha prioridade, mas eu não me negligencio como pessoa, como casal …

Nossos filhos são os primeiros da lista, a bandeira de nossas vidas, o botão que une todos os nossos sonhos e esperanças. No entanto, devemos lembrar que nenhuma prioridade pode ser cuidada se nós mesmos não aprendermos a priorizar a nós mesmos.

. Investir no seu próprio crescimento pessoal, na sua auto-estima e bem-estar psicológico não é negligenciar seus filhos: é cuidar de si mesmo para cuidar deles muito melhor.

. Além disso, não se esqueça que, além de mãe ou pai, você também é um casal.

. Assim, é vital que você não perca sua cumplicidade, que cultive um senso de humor, que tenha apenas esses momentos para olhar em seus olhos e continuar sonhando, para continuar crescendo como pessoas em um projeto comum.

. Seus filhos vêm em primeiro lugar, não há dúvida, mas o seu bem-estar psicológico e satisfação emocional confere uma almofada de felicidade, equilíbrio e segurança às próprias crianças.

Nossos filhos precisam de atenção sem pressa e tardes de sorrisos que nunca terminam

Há um aspecto que nunca podemos negligenciar: as crianças entendem, percebem e intuem muito mais coisas do que podem se comunicar. Assim, muitos desses detalhes que não escapam a um olhar infantil são a qualidade e a autenticidade do cuidado recebido.

. Nossos filhos precisam perceber uma verdadeira dedicação. Não importa quantos anos tenham, até mesmo um bebê detectará se o vínculo com os pais é autêntico, e perceberá com base na atenção recebida, na proximidade, no conforto, na aparência, no tom das vozes …

Todos os dias vou procurar um pouco de tempo só para você

Não importa se você trabalha. Se os seus dias são eternos, se você combinar dois empregos e só tiver tempo de criar seus filhos de manhã e beijá-los de boa noite quando o relógio da mesinha já estiver às onze horas.

Na verdade, o que seus filhos vão lembrar amanhã é se no meio daquela confusão e de suas infinitas obrigações, você se lembrou deles e deu a eles um pouquinho de tempo que tinha gosto de mágica, de beijos secretos, de promessas que eles foram cumpridos, para carícias que foram admiradas por “como eu poderia ter um filho tão bonito”.

Dedique pequenas peças diárias de harmonia, memórias que são evocadas amanhã com um sorriso, com uma batida de coração que emociona. Faça-os ver em cada momento que eles são a sua prioridade, porque não é suficiente para você saber, eles devem notar em suas carícias, em suas palavras, em seus olhos e acima de tudo… em seu coração.

Adaptado do site Eresmamá
Imagem de capa: Pexels



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui