Segundo um estudo, “ter um marido” significa ter mais 7 horas de trabalho

É muito possível que a declaração neste artigo tenha incomodado muitas pessoas. No entanto, “ter ou não ter um marido não é uma causa direta” para uma mulher ter mais ou menos responsabilidades em um lar.

Falamos apenas da desigualdade de gênero que ainda existe em muitas famílias. Isso foi desejado para analisar da Universidade de Michigan através de um estudo. Nós dizemos a você em seguida.

Os resultados são claros e convincentes: até hoje, as mulheres ainda são responsáveis ​​por grande parte das tarefas domésticas. Claro, e isso deve ficar claro, não podemos generalizar.

Todos nós conhecemos casas onde os homens são responsáveis ​​por quase tudo. E, por outro lado, há também casais que têm uma distribuição perfeita e equitativa de cada uma das tarefas da família. Portanto, vamos ver os dados que este interessante estudo nos oferece.

Desigualdades de gênero entre marido e mulher

A notícia não é nova. Na verdade, a Universidade de Michigan fez uso de um banco de dados sobre dinâmica familiar que o Instituto de Pesquisa Social vem compilando desde 1968.

A ideia era realizar uma pesquisa hoje para ver como eles mudaram a distribuição de tarefas domésticas ao longo dessas décadas. Os resultados foram publicados pela Reuters e podemos resumi-los da seguinte maneira.

Desigualdade na distribuição de tarefas

Os tempos estão mudando ao seu próprio ritmo e eles estão despertando novas consciências e mudanças legais onde tentam conciliar vida profissional e familiar. No entanto, são os homens que continuam a levar para casa o maior salário.

. São as mulheres que escolhem, em geral, abandonar temporária ou permanentemente o trabalho e as responsabilidades profissionais, para se dedicarem à criação de filhos e ao cuidado do lar.

. Quando há condições iguais, isto é, quando ambos os cônjuges trabalham, eles ainda são, em média, mulheres. Eles passam mais horas de trabalho por semana em casa e com os filhos.

. Existem diferenças de geração para geração. Mulheres com mais de 60 anos gastam até 28 horas por semana cuidando da casa.

. Por seu turno, as mulheres com 3 filhos também são mais tempo investindo no cuidado das crianças e da casa, muito mais do que o próprio marido.

. O resto das mulheres com um casal gasta uma média de 7 horas a mais por semana do que seu parceiro ou marido no dia-a-dia de trabalho com a casa e as crianças, se as tiverem.

Agora, não estamos surpresos em saber que no passado as diferenças eram muito mais pronunciadas. Em 1976, por exemplo, o número médio de horas que as mulheres gastavam em tarefas domésticas era 26. Por outro lado, a do marido costumava ser de cerca de 6 horas.

Desigualdade nas tarefas de cuidado para pessoas dependentes

Esses dados são um dos mais relevantes. Um casal pode, sem dúvida, compartilhar bem as tarefas de cuidado e carinho dos pequenos.

No entanto, no que diz respeito ao cuidado de pessoas dependentes, sejam idosos ou outros membros da família com grandes limitações físicas, a responsabilidade cabe à mulher.

Aqui a tradição ainda está pensando muito. Esse esquema de papéis em que as mulheres sempre foram aquelas na esfera privada do lar preocupa-se com o cuidado e a atenção de suas famílias, bem como com as tarefas domésticas.

Destacamos aqui novamente que, claro, cada família terá sua própria dinâmica. Haverá milhares de homens, parceiros e maridos que são responsáveis ​​por este trabalho. No entanto, de acordo com o estudo da Universidade de Michigan, as diferenças ainda são notáveis.

Mude as consciências e eduque em igualdade

Avançamos um pouco desde aqueles tempos de nossas avós ou nossas mães. Eles entenderam que era sua responsabilidade cuidar de nós e cuidar de todas as tarefas domésticas.

. No entanto, também existem aspectos sobre os quais devemos ter clareza. Um casal atinge seus próprios acordos com base em suas necessidades e realidades particulares.

. As tarefas domésticas são da responsabilidade de ambos, se os dois membros trabalham. Todas as coisas são iguais, igualdade de investimento.

. Se um acordo é alcançado onde um dos dois decide ficar em casa e cuidar dos filhos para que seja o outro cônjuge que traz o dinheiro para casa, se a sua posição de trabalho é melhor, é algo respeitável.

. Agora, a verdadeira desigualdade acontece quando, em igualdade de condições pessoais, apenas um investe. Quando apenas um passa o tempo enquanto o casal “toma como certo”, é assim que os papéis são construídos e é assim que deve ser.

. Não é adequado. É necessário mudar a consciência e investir na igualdade de gênero, na igualdade de responsabilidades e oportunidades.

Algo assim só é alcançado através de uma educação respeitosa. Temos que ensinar as crianças desde cedo que somos todos uma grande equipe. Que homens e mulheres têm os mesmos direitos, que somos todos pessoas com necessidades e obrigações.

Tradução do site Mejor con salúd, por A Soma de Todos os Afetos
Imagem de capa: Pexels



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui