Os amores do passado retornam quando você menos espera…

“Os primeiros amores estão sempre lá”, dizia Antonio Gala, e é assim que parece ser.

Um dos desafios que devem ser enfrentados em muitos relacionamentos é o reaparecimento imprevisto (e, em muitos casos, indesejado) de um antigo amor de um dos dois membros do casal, uma circunstância que em muitos casos faz com que o casal sofre uma oscilação “Às vezes esquecemos que viver com outra pessoa carrega implicitamente uma rotina. A aparição de um amante do passado em nossa vida atual rompe toda essa rotina, nos faz sonhar com aquela época e lembrar como nos sentimos há muito tempo, quem éramos e nos faz considerar quem somos agora”, diz María José Pérez Fernández. -Manchón, um psicólogo que trabalha regularmente em terapia familiar e de casal.

Enquanto o relacionamento terminar agradavelmente e as lembranças não forem prejudiciais, um sentimento de saudade despertará em nós, já que é muito importante sentir-se desejado, especialmente quando esse desejo desperta novamente depois de um longo tempo que um dia foi seu namorado ou namorada.

Quando ex-amantes se encontram, especialmente aqueles que nunca consumam seu relacionamento, eles têm que fazer um grande esforço consciente para controlar seus sentimentos e evitar cair na tentação. É difícil encontrar-se apenas uma vez e lembrar de tempos melhores sem reacender sentimentos antigos. Pensar que o amor pelo seu parceiro atual irá pará-lo geralmente não é suficiente.

É lógico tentar esquecer os relacionamentos que falharam, como um mecanismo de defesa. No entanto, também foi demonstrado que, embora essa estratégia seja normal, na maioria das vezes isso só piora as coisas.

Quanto mais ênfase for dada à remoção de um relacionamento fracassado e indesejado da cabeça, mais facilmente ele retornará aos nossos pensamentos. E se, por outro lado, nos deparamos com uma história que terminou mal, mas ainda é desejada, as reações emocionais dessa pessoa podem se tornar mais agudas.

Há sempre o desejo de saber o que teria acontecido, ou se agora aconteceria o mesmo daquela vez … mas agora são duas pessoas diferentes daquelas, e se não queremos mudar o outro e há bases claras e estabelecidas, por que isso acontece? Não vai dar certo? Há casais que amadurecem juntos e outros fazem isso separadamente, apenas que eles se encontraram novamente no momento certo e tendo passado por cada etapa, eles voltam a se formar e duram ao longo do tempo.

Por: Marvi Martínez, via Rincón del Tibet – traduzido e adaptado por a soma de todos os afetos



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui