O plantio de 1 bilhão de árvores reverteria uma década de mudança climática. O melhor plano para o planeta

Uma equipe internacional de pesquisadores da Universidade de Yale estimou que o planeta tem mais de 3 bilhões de árvores, cerca de sete vezes mais do que se pensava anteriormente.

Apesar das boas notícias, a mudança climática ainda é um problema. E as árvores são um fator decisivo, porque são armas naturais para combater essa ameaça, porque elas retiram o dióxido de carbono do ar, convertendo-o em oxigênio.

asomadetodosafetos.com - O plantio de 1 bilhão de árvores reverteria uma década de mudança climática. O melhor plano para o planeta
Tom Cowey

Isto foi confirmado pelo ecologista Thomas Crowther e seus colegas da universidade suíça ETH Zurich. Em uma de suas análises, afirmaram que há espaço suficiente nos parques, florestas e terras abandonadas do planeta para plantar as árvores necessárias para a recuperação do clima.

“Não estamos alvejando áreas urbanas ou agrícolas, apenas terras degradadas ou abandonadas, e temos o potencial para enfrentar os dois maiores desafios do nosso tempo: as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade”, disse Crowther.

Eles dizem que ao plantar 1,2 bilhão de árvores, uma década de mudança climática, isto é, de emissões de carbono, seria anulada, segundo Crowther na conferência da Associação Americana para o Avanço da Ciência em Washington, DC, em fevereiro passado.

asomadetodosafetos.com - O plantio de 1 bilhão de árvores reverteria uma década de mudança climática. O melhor plano para o planeta
Flickr/Flying Horse Farms

Se esse objetivo fosse alcançado, Thomas Crowther disse que superaria qualquer outro método para lidar com a mudança climática, desde a construção de turbinas eólicas até dietas vegetarianas.

Mas embora possa haver espaço para um trilhão de novas árvores, é realmente prático plantar esse número? Parece irrealista, mas não é impossível.

Na verdade, a organização Plant For The Planet iniciou uma campanha para alcançá-lo. Inicialmente como a campanha Billion Tree da ONU em 2006, foi posteriormente entregue à organização, que aumentou suas ambições de plantação em resposta ao trabalho de Crowther.

asomadetodosafetos.com - O plantio de 1 bilhão de árvores reverteria uma década de mudança climática. O melhor plano para o planeta
Bill Bachman

Eles já plantaram cerca de 15 milhões de árvores, com a ajuda de vários governos, incluindo a Índia, que plantou mais de 2 milhões de árvores como parte da iniciativa, segundo a CNN.

“Eu acho que você pode fazer um bilhão de árvores”, disse Sagar Aryal, presidente da PFTP. “Não é que não tenhamos dinheiro suficiente no mundo, talvez os governos, por si só, não possam fazer o suficiente, mas, se trabalharmos em conjunto com o setor privado, podemos fazê-lo”, acrescentou.

Artigo publicado no site UPSOCL



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui