Não espere nada de ninguém, espere tudo de você

Não espere nada de ninguém. Às vezes, tendemos a colocar expectativas muito altas em certas pessoas. É inevitável e um hábito que praticamos de uma forma mais ou menos frequente: pensar que o seu parceiro deve apoiá-lo em tudo o que faz sem discordar, esperar que a sua família resolva todos os seus problemas ou que os seus amigos lá estejam sempre que precisar.

Estabelecer expectativas muito altas das pessoas ao nosso redor também é uma forma de coerção, quase uma obrigação moral de satisfazer nossos desejos. É uma maneira de vetar suas liberdades quando, de fato, de quem devemos esperar tudo seja de nós mesmos.

Não espere nada de ninguém

Passamos grande parte de nossas vidas “esperando pelas coisas”, e as pessoas, por sua vez, agem de acordo com o que pensamos delas. No entanto, não estamos plenamente conscientes de que “espera” às vezes é sinônimo de “desejo”, e há implícita uma pequena manipulação.

Sempre será melhor para as pessoas que fazem parte de nossas vidas agir com total liberdade e com vontade própria. Se eles fazem algo por nós, é porque o querem do fundo do coração e, como tal, agradecemos, mas se não o fizerem, não é algo que deva nos preocupar ou nos obcecar.

É de nós mesmos que devemos esperar tudo, você deve ser capaz de resolver seus problemas sem “sujeitar” os outros a esta obrigação, você que deve enfrentar seus medos e não projetá-los em outros…

O poder perigoso das expectativas

“Não espere nada de ninguém, espere tudo de você.” É possível que esta afirmação lhe pareça algo contundente. No entanto, temos certeza de que você se identificou em alguma situação em que essa ideia descreve muito bem o que aconteceu. As pessoas criam expectativas diariamente e em cada momento, e dentro dessas expectativas, há também uma certa ilusão.

Você pode criar expectativas muito específicas sobre o seu parceiro: ele sempre estará com você e você sempre será sua maior prioridade. No entanto, as férias estão prestes a chegar e ela diz, por exemplo, que ela quer viajar com seus amigos. Uma parte de você não pode evitar sofrer uma grande decepção, uma pequena parte de suas expectativas foi fragmentada e você não sabe como lidar com isso.

Isso significa que seu parceiro não te ama? Em absoluto. É simplesmente que você mesmo construiu esquemas idealistas. Nesse caso, o risco está na expectativa em que uma antecipação foi instalada e, além disso, eventos futuros que estão começando a falhar já foram previstos.

As pessoas têm uma tendência quase natural de antecipar fatos e atribuir suposições sobre os outros através do “eu espero”, “eu desejo”. E quando algo dá errado, a decepção aparece e, acima de tudo, a decepção. E você sabe o que é inscrito e o que a decepção alimenta na maior parte do tempo? De expectativas muito específicas e esperanças em que nós instalamos uma “certeza” muito alta.

Nunca dê nada como garantido, a decepção será menor contanto que você evite altas expectativas e apegos exagerados e, por sua vez, seja capaz de oferecer liberdade aos outros. Espere tudo de você, você é o arquiteto de sua própria vida.

Fuja das certezas, aceite os imprevistos

Sabemos o que custa, que não é fácil aceitar que a vida está mudando, que quem ama você hoje pode não precisar mais de você amanhã, que quem quer que a apoie pode não pensar a mesma coisa em uma hora. Como enfrentar tantas incertezas cotidianas? Lembre esta frase novamente “Não espere nada de ninguém, espere tudo de você”.

Mantenha seu equilíbrio e seja o mastro de sua própria vida, porque você é aquela pessoa em quem você deve sempre confiar, em primeiro lugar, você que deve resolver seus próprios medos e preencher suas lacunas.

Não amarre ninguém a essa obrigação, ter que resolver suas coisas ou ser escravo de suas expectativas por medo de desapontá-lo em algum momento. Deixe-os amar você em liberdade e sem submissão, permita que eles façam coisas por você, se desejarem, e se eles não o fizerem, não os sancione ou afunde, deixe-os ser como eles querem que eles sejam.

Sei como você quer ser, aprenda a andar pelo mundo com segurança e com maturidade, construindo sua própria felicidade em relação aos outros. Espere tudo de você e viva em harmonia com os outros.

Tradução do site lamenteesmaravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui