Igreja nos EUA abre as portas para pessoas em situação de rua dormirem

Uma boa ação pode fazer toda a diferença na vida de alguém que se encontra em situação de vulnerabilidade, e um bom exemplo disso é a história de solidariedade da igreja St. Boniface, em San Francisco, que há cerca de 15 anos abre suas portas para abrigar pessoas sem teto.

Desde 2004, centenas de moradores em situação de rua são acolhidos na igreja e lá tem acesso a higiene básica e podem dormir confortáveis e protegidos do frio, com cobertores oferecidos pela equipe da instituição religiosa. O projeto, denominado The Gubbio Project, é uma iniciativa do padre Louis Vitale, em parceria com o ativista social Shelly Roder.

“Não fazemos perguntas para os convidados que dormem na igreja. A ideia é remover qualquer tipo de barreira. Por isso, dispensamos formulários e coisas do tipo. Ninguém nunca recusou e todos são bem-vindos, respeitados e tratados com dignidade”, diz texto publicado no site oficial do projeto.

No The Gubbio Project, a acolhida de pessoas em situação de rua se dá de uma maneira diferente do que costuma acontecer em grande parte dos albergues. Na igreja de San Francisco, o clima é descontraído e não há espaço para exigências ou autoritarismo.

Seria ou não uma boa ideia a ser aplicada aqui no Brasil?

***

Com informações de Hypeness



LIVRO NOVO



Parceria editorial com a redação do site CONTI outra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui