Cuidado moça, tem muito errado sendo vendido como certo

Eu sei, parece que a gente está chovendo no molhado quando diz que o errado é errado, mas em alguns momentos, em certas circunstâncias, a gente pode se confundir.

Na história, o errado muitas vezes foi visto como certo. Inventaram em diversos momentos justificativas que pareciam explicar, de forma mais ou menos plausível, como era aceitável atentar contra o outro. As guerras são bons exemplos disso. De alguma forma, alguém disse que era permitido matar e aí matou-se em nome de um ideal. Em alguns contextos parece fácil aceitar o inaceitável, mas ele não deve ser aceito nunca. Não importa o que os outros digam, ou o lugar onde você esteja, ouça seu coração, acredite em sua intuição e não aceite o que contraria seus valores.

Pode ser que te contem coisas lindas sobre certa pessoa, que digam que ela é o máximo, que é admirável e tem superpoderes, mas se algo em você diz (ou vê) que não é bem assim, então, acredite, não é bem assim. Professores, mestres espirituais, figuras públicas, não importa de qual esfera estejamos falando, por mais confiável que determinada pessoa pareça, se por ventura ela invadiu o espaço pessoal do outro, seja com ofensas, com ameaças ou abusando física e psicologicamente de alguém ela optou pelo errado e deve assumir e pagar pelo que fez. Nessa hora as justificativas e desculpas que chegarem até você não vão desculpar ou justificar coisa alguma.

Proteja-se do que é errado, mas que em determinada circunstância é vendido como certo. Proteja o outro, se estiver ao seu alcance, de uma pessoa perversa, de uma doutrina duvidosa ou de uma realidade alterada.

Acredite o errado é errado para mim, para você, para o ator de novela, para o cantor famoso, para o religioso, para o Papa. Não importa onde você esteja. Em que templo você comungue, o errado sempre será errado.

Siga seus preceitos e não se deixe levar por ideias estranhas que dizem que você deve fazer o que não quer, que você deve desviar do caminho do bem. Tenha empatia pelo outro e muito amor-próprio por você para não se deixar levar pelos lobos em pele de cordeiro que, infelizmente, parecem ter se multiplicado nesses tempos.

***

Acompanhe a autora no Facebook pela sua comunidade Vanelli Doratioto – Alcova Moderna.

Atribuição da imagem: unsplash.com – CC0 Public Domain



LIVRO NOVO



Vanelli Doratioto é especialista em Neurociências e Comportamento. Escritora paulista, amante de museus, livros e pinturas que se deixa encantar facilmente pelo que há de mais genuíno nas pessoas. Ela acredita que palavras são mágicas, que através delas pode trazer pessoas, conceitos e lugares para bem pertinho do coração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui