Cuidado ao falar mal dos outros: você não será a exceção

Muitos de nós somos confidentes e amigos de pessoas que continuamente falam sobre a vida dos outros, como se algum poder divino tivesse lhes dado essa autoridade. Eles não o fazem de uma maneira que poderíamos chamar de “casual”, mas para eles a hipocrisia é um recurso habitual na comunicação, que os serve indiretamente para reforçar seus valores buscando a cumplicidade do outro no que eles criticam.

Esse reforço funciona pela oposição, se o outro estiver de acordo comigo naquilo que eu também odeio estará no que eu defendo, no que eu considero ser. Assim, esse hábito é típico de mentes inseguras, que com palavras sobre os outros buscam nada mais do que espantar os fantasmas.

Além disso, as pessoas com esse hábito não falam de maneira geral nem aludem a detalhes irrelevantes. Eles dizem intimidades, julgam e narram histórias que foram reveladas por acaso ou descuido, mas que não deixam de pertencer à privacidade de alguém e, portanto, a um lugar em que ninguém deve entrar sem o consentimento do outro.

Como detectar a hipocrisia do nosso meio ambiente

Não é estranho que acreditemos que entre nosso círculo de amigos não há ninguém que nos critique. Se pensássemos de outra forma, não os teríamos como amigos. Com exceções, é claro, porque há aqueles que gostam de masoquismo nesse sentido também. Eles adoram falar sobre eles, mesmo que seja errado e com intenção.

Agora, o normal é que não nos sentimos felizes quando percebemos que alguém nos usa como um saco de pancadas nas costas. Mais se é alguém com quem temos confiança e com quem partilhamos uma certa intimidade. Isso acontece muito em casais, em que um dos dois, para desabafar seus amigos ou amigos, não é incomum em algum momento colocar o outro “a drenar”.

“A coisa mais ofensiva que seu pior inimigo pode jogar na sua cara não se compara com o que seus amigos mais íntimos falam sobre você pelas costas.” -Alfred de Musset-

Considerando isso, assumindo que somos humanos, é categórico demais dizer que todo mundo que fala mal dos outros em algum momento é hipócrita.

Se nenhum de nós tivesse um amigo fiel, apoio sincero para lidar com esses maus momentos, eles seriam duplamente amargos. Portanto, cada um de nós pode comentar algo negativo sobre as pessoas que nos rodeiam com alguém que consideramos digno de nossa confiança.

Dizer a outra pessoa o que nos acontece com os outros não é hipocrisia, poderíamos dizer que ela cumpre uma função vital no ser humano. Mas, obviamente, há certas linhas vermelhas que podem nos dar pistas de que começamos a viver em um ambiente de hipocrisia.

asomadetodosafetos.com - Cuidado ao falar mal dos outros: você não será a exceção

A hipocrisia se revela se você souber distinguir seus detalhes

Qualquer reclamação sobre o comportamento que nos altera dos outros deve passar por uma série de fases. Eles não são regulatórios, mas são éticos. Se alguém faz algo que me enerva ou incomoda, em primeiro lugar, é bom que tentemos resolver esse aspecto com essa pessoa.

Se, em vez de tentar resolver o problema diretamente, começamos a relatar as falhas da pessoa que nos causam desconforto com outras pessoas em nosso ambiente compartilhado; começamos a desenhar as linhas vermelhas do que chamamos de hipocrisia.

Dizer a várias pessoas em seu ambiente o quanto você se sente mal com alguém e depois agir como se nada tivesse acontecido em uma reunião social não resolve a situação. Pelo contrário, você intoxica os outros e a si mesmo.

Isso pode acontecer algumas vezes, mas se isso se tornar o tom geral, pense que você está adquirindo um mau hábito para parar sua frustração. Se você notar esse mau hábito em alguém em seu ambiente, pode ser hora de estar alerta, o que não é para ser defensivo.

Quando a hipocrisia se eleva e se torna o verdadeiro mal

Dissemos que há linhas vermelhas finas para detectar a hipocrisia, que às vezes é sutil e difícil de assumir. No entanto, em outros momentos, começa a ser uma característica tão evidente em outros que já não vale a pena estar alerta. É hora de parar de ser iludido, não importa quanto custa, não importa o quanto dói.

Tanto quanto nos custa acreditar, falar mal dos outros vende. Envolva-se, jogue. Há pessoas que, por causa de seus déficits em habilidades sociais reais, usam conversas referentes à vida de outras pessoas para atrair e obter atenção do restante.

Mentiras completamente elaboradas, rumores infundados, detalhes íntimos contados em uma mesa de bar sem o menor decoro. Já não há linhas vermelhas, os limites já foram confusos: descobrimos que não se trata apenas de hipocrisia. Aquela pessoa que consideramos uma amiga começa a falar sobre outras pessoas em nosso ambiente de uma maneira verdadeiramente prejudicial, sem mostrar o menor grau de arrependimento.

Aquela pessoa que consideramos um amigo, começa a mostrar seu lado sombrio com os outros, mas nos recusamos a pensar que isso pode acontecer conosco. Até percebermos que fala com verdadeira maldade, perante um público atento, uma pessoa que tenha o mesmo relacionamento de confiança que você compartilha com ele. O momento da vigilância passou: afaste-se dessa pessoa.

asomadetodosafetos.com - Cuidado ao falar mal dos outros: você não será a exceção

Viver e cercar-se de pessoas autênticas é a recompensa por não praticar a hipocrisia

Ninguém vai recompensá-lo por tentar se livrar da hipocrisia do seu ambiente. Ninguém vai decorar você com uma medalha por não entrar em um jogo sujo que alguém coloca em uma bandeja de prata. Muito pelo contrário, você corre o risco de perder o contato com certos conhecidos, você será vítima de dúvidas e muitos questionarão sua atitude.

Coloque limites ao relacionamento com pessoas totalmente tóxicas, que não apenas praticam a hipocrisia, mas ferem quando podem e querem é difícil, mas quando essa pessoa faz parte de sua privacidade. Não é por acaso que, no abuso psicológico, aqueles que saem nunca são vencedores.

O mais conveniente nestes casos, para sua própria saúde emocional, é não entrar em um jogo ainda mais sujo: não tente revelar aos outros a hipocrisia do outro, cada um deve ser responsável o suficiente para remover “a venda” com autonomia. e independência. Você já teve o bastante.

No final do dia, viver sem estar rodeado de hipocrisia tem uma recompensa implícita em si: você vai viver mais cercado pelo oposto. Pessoas saudáveis ​​com corações limpos ao seu redor, você terá muito mais espaço para elas. Com o tempo, a raiva desaparecerá e até mesmo um sentimento de compaixão irá dominá-lo. Você terá passado o luto da raiva para alcançar a mais absoluta das indiferenças.

Você aprenderá uma grande lição: devemos ter cuidado com quem fala e prejudica pelas costas dos outros. Logo você poderia se ver com a mesma adaga nas costas, sem saber quem te fez sangrar; mas a experiência é um diploma e você saberá como se virar no tempo para mostrar seu coração com coragem antes do ataque do outro. Pode ser que apenas naquele momento ele esteja ciente da baixeza de suas ações.

Tradução A Soma de Todos os Afetos, via La Mente es Maravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui