Como ler as emoções de alguém em seus olhos

Ler as emoções de alguém em seus olhos é algo que todos nós podemos fazer. No final das contas, o olhar é a parte do ser humano que mais se comunica, aquele que transmite mais e com o qual nos conectamos mais intensamente. Compreender todas essas pistas não-verbais inscritas aos olhos dos outros nos permitirá intuir, por exemplo, a falsidade, a sinceridade ou a magia da atração.

Bécquer disse que quem fala com os olhos pode até beijar com os olhos. O magnetismo desses órgãos fascinantes é tal que às vezes não estamos plenamente conscientes de todos os segredos que eles escondem. Assim, algo que os especialistas em comunicação sabem bem é que, embora muitos de nossos comportamentos, atos e palavras possam ser filtrados pelo condicionamento social e por nossa vontade, o olhar expressa um tipo de linguagem que nem sempre podemos controlar.

“Os olhos são o ponto onde alma e corpo são misturados” -Friedrich Hebbel-

Se alguém nos atrai, a pupila se dilata. Também o olhar alarga quando somos surpreendidos, vai a uma direção quando tentamos nos lembrar de algo ou cai quando estamos suspensos em um estado de introspecção. Há tantas e tão sutis as nuances que caracterizam o comportamento de nossos olhos que é sempre interessante saber mais informações sobre isso. Dessa maneira, podemos nos aprofundar nas mentes dos outros ou ler suas emoções de maneira efetiva.

asomadetodosafetos.com - Como ler as emoções de alguém em seus olhos

Como ler emoções nos olhos

Pense em algo por um momento. Se há algo em que dedicamos boa parte do nosso tempo, é para nos comunicarmos com outras pessoas. Fazemos isso (quase) sempre cara a cara, buscando o contato visual do outro, porém, prestamos mais atenção à mensagem oral, à palavra, à qualidade do diálogo.

Também deve ser notado que nos últimos anos, com a chegada de novas tecnologias e sistemas de mensagens instantâneas, o estilo de comunicação mudou. Nós não precisamos mais ter ninguém antes de nós para lhe dizer algo; Agora, podemos até transmitir nossa alegria, amor ou raiva através de um emoticon. Tudo isso não é bom nem ruim, é apenas diferente e acima de tudo, mais rápido.

No entanto, com isso, perdemos o poder de ler as emoções dos outros em seus olhos. Nós nos privamos desse prazer, daquele mistério que é revelar, com base em pequenos gestos e nuances mágicas, a qualidade ou complexidade de nossos relacionamentos. Vamos ver agora como realizar essa leitura, essa análise …

As cintilações

Quando falamos da linguagem dos olhos, não nos referimos apenas ao globo ocular e à pupila. O grande poder expressivo do nosso olhar é orquestrado, acima de tudo, por uma rede muito complexa de nervos e músculos que intervêm no movimento das sobrancelhas, pálpebras, templos, etc.

. Tudo isso reflete a ativação emocional de cada momento, onde as cintilações também cumprem sua função. Por exemplo, sabemos que quando algo nos surpreende, nos irrita ou até nos irrita, tendemos a piscar muito mais.

. Além disso, também é comum que pisque muito quando interagimos com alguém de quem gostamos ou quando estamos pensando em muitas coisas ao mesmo tempo.

Isso pode parecer contraditório para todos nós, mas é importante saber que esse ato, o de piscar mais intensamente do que o habitual, é um mecanismo que inicia o cérebro quando se sente mais nervoso do que o habitual. Portanto, se quisermos ler as emoções dos outros através de seus olhos, é importante se concentrar no contexto ou na conversa que mantemos naquele momento.

A linguagem dos alunos

Nossas pupilas se dilatam quando vemos algo estimulante ou temos pouca luz. Se algo ou alguém nos atrai, é comum que o aluno seja inundado como uma lua cheia, imenso e iluminado por essa emoção, por esse poder de atração. No entanto, quando nos sentimos ofendidos ou vemos algo que nos irrita ou nos contradiz, o aluno se contrai.

Sincronia visual

Ler as emoções das pessoas de quem gostamos é algo que todos gostaríamos de poder dominar. No entanto, às vezes você não precisa ser um especialista em linguagem não verbal para perceber a harmonia que em um dado momento, podemos estabelecer com um amigo, a pessoa que nos atrai ou mesmo com um membro da família.

Um fato curioso que os especialistas nos explicam sobre esse assunto é que quando duas pessoas “conectam” uma sincronia visual também é estabelecida, ou seja, os gestos visuais são imitados e as mesmas microexpressões são iniciadas…

Olhar para os lados: tímido e mentiroso

Todos nós já sentimos isso uma vez, quando falamos com uma criança ou com uma pessoa muito insegura. Em vez de manter o contato visual direto, eles escapam através dos lados, naqueles lugares onde eles se encontram a nossa cara, nos lugares onde só nos servem de soslaio, onde refugiar sua extrema timidez …

Agora, é notável notar que a personalidade mentirosa também tem olhos indescritíveis. Não é tão óbvio quanto quando estamos com um perfil tímido ou ansiedade social e, portanto, devemos prestar a máxima atenção ao ler suas emoções e intenções.

Quem faz uso de engano não costuma ficar muito tempo olhar, mais cedo ou mais tarde tomar um lado, à direita, se você deve se lembrar de algo e à esquerda se você deve usar criatividade.

Para concluir, como pudemos deduzir, os olhos, os olhares, transmitem uma notável e ampla variedade de informações sociais e emocionais que às vezes nos escapa e que é sempre fácil de interpretar. À nossa disposição temos, por exemplo, interessantes estudos e trabalhos como “Efeitos do olhar sobre a percepção da emoção” pelo psicólogo Reginald B. Adams ou “Morfologia e psicologia do olho humano” de Hisashi Kobayashi, que nos permitirá aprofundar muito mais sobre o tema.

Vale a pena fazer.

Traduzido La Mente es maravillosa, por A Soma de Todos os Afetos
Imagem de capa: Pexels



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

  1. Olhos nos olhos é importante porque “longe dos olhos, longe do coração”. No entanto importante lembrar que os cegos também amam e são capazes de alcançar patamares emocionais além dos olhos, horizontes que videntes jamais atingirão, simplesmente porque “apenas” enxergam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui