Cada pessoa é uma planta que precisa ser cuidada

Cada pessoa é uma planta que precisa ser cuidada e tratada pelo que é: algo único. Não há dois andares idênticos, assim como não há duas pessoas iguais. Para verificar, basta fazer um exercício simples: desenhar uma planta, que não será uma planta, será a SUA planta. Se você pedir esse mesmo desenho para várias pessoas, você pode verificar que ninguém faz um desenho exatamente igual.

É provável que cada pessoa escolha uma planta diferente, pois existem muitos tipos: flores, arbustos, árvores … E se duas pessoas vierem escolher uma do mesmo tipo, por exemplo um girassol ou um simples pinheiro, os desenhos dela eles serão idênticos.

A posição no papel será diferente, o tamanho, as cores … mas acima de tudo, o que vai mudar será a descrição que a pessoa fará sobre as necessidades de sua planta. Muitos deles serão comuns, outros não e sempre sempre haverá nuances.

E nem todas as plantas precisam da mesma quantidade de água, luz, terra … Da mesma forma, cada pessoa é uma planta que precisa ser cuidada sozinha e pelos outros.

Necessidades

Sempre achei que pessoas e plantas têm muito em comum, embora à primeira vista não pareça. Para começar, somos ambos seres vivos que precisam de certo cuidado para crescer e sobreviver.

Precisamos ser capazes de respirar, ver a luz do sol, beber água, boas raízes, espaço para crescer e desenvolver … É por isso que eu digo que cada pessoa é uma planta que precisa ser cuidada.

Embora eu não seja especialista em jardinagem, por alguma razão sou boa em cuidar das plantas. A grande maioria que compro oferece, alguns deles por € 1, sendo pequenas plantas. Com o amor rego-os, acrescento novo solo e removo o antigo, troco-os para um vaso maior quando parecem estar presos em seus pequenos vasos, e às vezes até falo com eles.

Ainda assim, nem todas as minhas plantas sobrevivem, alguns cactos morreram em minhas mãos. E o fato é que o excesso de água, como qualquer excesso, pode ser perigoso, até se afogar e até matar.

As necessidades de uma planta não são tão diferentes das necessidades das pessoas. Eles precisam encontrar um local adequado onde possam ter luz suficiente e possam respirar, pouco a pouco eles crescem e precisam de mais espaço, de vez em quando renovam com terra fresca ….

E o mais importante e o que mais me lembra um ser humano, os vegetais precisam se livrar do velho e do desnecessário para abrir espaço para o novo. Limpe as folhas que não são mais úteis, que amarelo e caia para criar novas.

Cada pessoa é uma planta que deve ser cuidada

Tanto vegetais quanto seres humanos, para crescer, precisam recomeçar, começar praticamente do zero. Isso aconteceu comigo com uma planta que é especial para mim, uma vez que foi dado a mim por dois bons amigos no dia do casamento.

No nosso antigo apartamento esta planta não encontrou o seu lugar, pouco a pouco e apesar dos meus esforços estava a perder a luz, e tive que podar praticamente todo em diversas ocasiões. Mas agora, em nosso novo apartamento, parece ter encontrado seu lugar para crescer. Pouco a pouco, ele está se recuperando, evoluindo e, embora ainda não tenha florescido, tenho certeza de que vai acontecer.

O mesmo acontece com os vegetais e as pessoas: às vezes eles precisam se renovar, começar do zero, para poder encontrar seu lugar e voltar a crescer, florescer e dar frutos.

Cada pessoa é única e tem certas necessidades. Assim como não podemos cuidar de todas as plantas da mesma maneira, cada ser humano precisa de certo cuidado.

Sabemos que alguns vegetais florescem e outros apenas olham lindas folhas, e que algumas árvores nos oferecem frutos. Todas são plantas, mas cada uma desempenha sua função e é única. Da mesma forma, não devemos esquecer que cada pessoa é uma planta que precisa ser cuidada e respeitada.

Tradução do site La mente es maravillosa, com adaptação de A Soma de Todos os Afetos

Imagem de capa: Pexels



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui