Sabe-se que a leitura é fundamental na formação de crianças e jovens. É através dela que se desenvolve a criatividade, a interpretação de texto e o pensamento crítico, por exemplo. Mas também é conhecido que nem todas as crianças têm acesso fácil a livros. E esse era o caso de muitas crianças moradoras de aldeias no sul da Itália, até que alguém resolveu solucionar o problema da maneira mais criativa e adorável possível.

Em 2003, inconformado com a situação das crianças nas aldeias, Antonio De Cava, professor aposentado e amante da literatura, criou o Bibliomotocarro, uma biblioteca móvel com cerca de 700 livros, projetado para oferecer livros gratuitos para os jovens.

Confira algumas imagens:

A biblioteca móvel viaja centenas de quilômetros ao longo das aldeias, sem remuneração. Quando as crianças ouvem a música do Bibliomotocarro, elas correm para vê-lo, assim como fariam com um caminhão de sorvete. E não é para menos, afinal, além dos livros oferecidos gratuitamente, as crianças podem se deslumbrar com o visual encantador da biblioteca móvel construída pelo professor

Em entrevista em vídeo ao Zooppa, Antonio De Cava comentou: “eu sempre pensei que as crianças devem ter a oportunidade de aprender coisas interessantes em todos os lugares, não apenas enquanto estão na escola.”

Se essa não for a melhor notícia que você leu hoje, não sei qual seria.

***

Com informações de  Shareable e Razões para Acreditar

Photo: Bibliomotocarro Facebook.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




REDAÇÃO CONTI outra
Parceria editorial com a redação do site CONTI outra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here