ATENÇÃO: Existe um sinal surpreendentemente simples de que você pode estar deprimido

A dor física é um sinal surpreendentemente comum de depressão, revela a pesquisa. Sintomas como dores de cabeça, dores de estômago, tontura, dores musculares e nas pernas estão presentes em mais da metade das pessoas com depressão. De fato, os sintomas físicos da depressão são quase tão comuns quanto os emocionais, como mau humor, falta de motivação e cansaço.

Mesmo após o tratamento bem sucedido com antidepressivos, os sintomas físicos podem permanecer após os emocionais terem melhorado. O professor Kurt Kroenke, que liderou o estudo, disse: “A depressão é um fator de risco para sintomas de dor.

Os maiores relatos de dor – como dores musculares, dores de cabeça, dores nas pernas – são duas ou três vezes mais comuns em pessoas com depressão ”. As conclusões vêm de um estudo com 573 pessoas deprimidas que visitaram 37 clínicas diferentes nos EUA. Os resultados revelaram que os antidepressivos comuns foram menos eficazes quando os sintomas físicos foram mais graves.

Em um terço dos pacientes, os sintomas físicos duraram mais que os emocionais. Professor Kroenke disse: “Os sintomas físicos podem não responder ao tratamento antidepressivo comum, tanto quanto os sintomas emocionais. Mesmo que os sintomas físicos possam estar relacionados ou agravados pela depressão, eles podem demorar mais do que os sintomas emocionais ”.

Professor Kroenke continuou: “Enquanto os sintomas físicos mostraram, em média, alguma melhora com o tratamento antidepressivo, a melhora foi tipicamente menor do que a relatada para os sintomas emocionais. A maior parte da melhora dos sintomas físicos ocorreu no primeiro mês de tratamento, enquanto os sintomas emocionais continuaram melhorando ao longo de um período de nove meses.”

O estudo foi publicado no Journal of General Internal Medicine (Greco et al., 2004).

TEXTO TRADUZIDO DE PSYBLOG



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui