5 benefícios de fazer Ioga

Atividade física é um componente essencial num estilo de vida saudável e equilibrado, mas nem todo o mundo se enquadra com a prática intensa de exercício físico. Ioga é uma prática física, mental e espiritual indicada para todos os géneros e idades, original dos antepassados da Índia. De facto, Ioga faz parte das tradições filosóficas de várias religiões como Hinduísmo e Budismo. Por séculos, ioga é considerado uma arte de equilíbrio físico e mental com diversos benefícios para a sua saúde quando praticado regularmente. Vários são os benefícios que têm sido associados com a prática de ioga, e se ainda não experimentou, aqui ficam algumas das vantagens do ioga para a sua saúde mental e física:

Melhor saúde emocional

Todo o tipo de atividade física tem sido associada como uma ajuda para combater a depressão, e ioga também está incluído nessa lista. De facto, um estudo feito pela Duke University sugeriu que ioga pode beneficiar indivíduos com depressão, problemas emocionais, esquizofrenia e problemas de sono. A explicação por detrás destes benefícios estão relacionados não só com o estado de relaxamento mas também com a estimulação da produção de serotonina e oxitocina, a hormona da felicidade e do amor, respetivamente. Para cuidar da saúde de seus trabalhadores, empresas têm oferecido sessões de ioga aos seus funcionários para estimular produtividade em suas equipes.

Tratamento para dores musculares

Ioga é também uma alternativa para tratamento de dores musculares. Iyengar ioga especificamente, é um tipo de ioga que se baseia em movimentos precisos e no bom alinhamento corporal para compensar má postura e dores musculares nas costas e pescoços. Esta variedade de ioga tem sido muito utilizada para tratar dores crônicas, mas também é um bom começo para pessoas com menos flexibilidade.

Curar a ressaca

Depois de uma saída à noite, ioga pode não ser a primeira coisa que lhe passa pela cabeça, mas na verdade, ioga pode ser usado para desintoxicar o corpo. Ao influenciar positivamente o seu metabolismo, algumas das posições de ioga que ajudam a reverter a circulação sanguínea de forma a fornecer mais sangue ao cérebro pode o ajudar a se livrar da ressaca mais rápido e eficientemente.

Assistência de fertilidade

Recentemente, casais se direcionam para a prática de ioga para reduzir o estresse, um fator bem conhecido por afetar fertilidade que pode influenciar a probabilidade de conceber uma criança. Apesar de haver estudos que indicam que o ioga em si pode estimular a fertilidade, é mais plausível que o efeito do ioga em fertilidade seja um intermédio para reduzir os níveis de estresse.

Terapia alternativa

Diversos estudos clínicos têm testado os efeitos de ioga na melhoria de certas doenças. Entre eles estão doenças cardíacas, asma e esclerose múltipla. Sendo exercícios respiratórios um fundamento da prática de ioga, não é de espantar que este tipo de atividade física contribui tão positivamente para doenças cardíacas e asma. Por outro lado, os exercícios coordenados e precisos são também benéficos para pessoas que sofram com esclerose múltipla.

***

Imagem de capa: Pexels

 



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui