Quem te ama vai fazer você acreditar em você

Quem te ama não ousará colocar fios em seus horizontes. Nem lhe dirá que “você não pode, você não sabe ou você não merece”. Quem realmente te aprecia vai fazer você acreditar em você. Ela colocará asas nos seus sonhos, magia nos seus bolsos e alimentará seus dias cinzentos com esperanças renovadas para lembrá-la de tudo o que você é capaz.

Estamos cientes de que um dos valores mais importantes para alcançar a satisfação psicológica desejada é poder acreditar em nós mesmos. No entanto, ninguém pode germinar uma flor bonita se a semente ainda não tiver criado raízes. Se já na infância fomos incutidos, por exemplo, na ideia de que somos desajeitados ou não muito habilidosos então, esse crescimento não será harmonioso: o que germinará serão nossas crenças limitantes.

Em grande parte da vasta literatura de autoajuda que atualmente temos sobre o desenvolvimento da autoconfiança, há um fato que muitas vezes não é levado em consideração. Somos incentivados a acreditar em nós mesmos, apesar das dificuldades, apesar das vozes antagônicas, dos vetos da autoestima. No entanto, para dar esse salto de força, primeiro, é necessário fazer uma viagem interior completa para a qual nem sempre estamos preparados.

Para acreditar em nós mesmos, você deve primeiro desativar muitos campos minados criados não apenas na infância. Durante toda a nossa vida como estudantes ou até mesmo em nossos relacionamentos afetivos, experimentamos dinâmicas frustrantes que podem ter afetado profundamente nosso autoconceito, nossa autoestima.

Propomos refletir sobre isso.

A dificuldade de acreditar em você quando certas “figuras de poder” dizem não

Começaremos descrevendo o que queremos dizer com “figuras de poder”. No livro “Descobrindo sua paixão”, do educador Sir Ken Robinson, ele nos conta sobre um caso muito especial, o de Gillian. Esta menina de oito anos foi o claro exemplo do fracasso escolar. Seus pais e até mesmo seus professores não apostaram demais em seu futuro. Ela era muito lenta, muito irresponsável, distraída, completamente desconectada do mundo.

Sua vida teria sido destinada ao mais completo fracasso. Eram os anos 30. No entanto, tudo mudou quando uma psicóloga resolveu fazer alguns testes para descobrir algo curioso: a garota era muito receptiva à música. Ele a deixou sozinha na sala de aula e percebeu que a garotinha precisava “dançar para pensar”. Gillian tinha uma dançarina lá dentro. Tanto que Gillian Lynne é uma das dançarinas mais importantes da nossa história.

As figuras de poder são aquelas que, em qualquer momento, têm em suas mãos a possibilidade de colocar ou não os alicerces da nossa autoestima e segurança pessoal.

Uma boa mãe, um bom pai, fazer você acreditar que seu filho é capaz de fazer o que é proposto, que deve realizar seus sonhos e que é tão digno como qualquer outra pessoa a fazê-lo. No entanto, isso não vai fazer muito, se quando a criança atinge o mundo da escola, outra figura de autoridade como professor e até mesmo o próprio sistema de ensino, em vez de incentivar e orientar-lhe, apenas para fazê-lo acreditar que “atende” não . Que tomar um “4” transforma essa criança em pouco mais que um pária para a vida.

Obrigado por acreditar em mim

Há muitas pessoas que viveram por um certo tempo “programadas” negativamente através do condicionamento emocional exercido por seus pais, colegas de trabalho e até mesmo por seus parceiros. Essas crenças limitantes são instaladas em nosso cérebro como um “troiano”, reformulando ideias, apagando esperanças, esperanças, cortando sonhos e instalando medos e inseguranças.

Muitos psicólogos falam sobre a necessidade de retornar “à fonte”. Para remover uma a uma, todas as camadas, cicatrizes e cicatrizes foram fechadas para encontrar aquela figura que ousou ter mais poder do que nós em determinado momento, para nos fazer acreditar que não éramos válidos. Que não merecemos tomar as rédeas da nossa felicidade. Porque às vezes, a fórmula banal de “Eu vou dizer o quanto eu valho e o quanto eu quero mudar minha percepção” nem sempre funciona.

Essa jornada interior para a cura será sempre adequada. Precisamos “remover a autoridade” daquele professor que nos disse que nunca chegaríamos a lugar nenhum. Para aquele pai que repetiu quase todos os momentos “parece que você é desajeitado” ou aquele casal, sempre empenhado em destacar nossos fracassos em melhorar suas virtudes.

Da mesma forma, além desse processo delicado em que derrubamos nossas crenças limitantes uma por uma, é vital nos cercarmos de pessoas valiosas. Poucas coisas podem ser mais reconfortantes do que ter alguém que acredita em si mesmo quando paramos de fazê-lo. Alguém que permanece firme em nossas dúvidas, encoraja nossas esperanças e coragem aos nossos galhos secos.

Se você já tem uma ou mais pessoas deste emocional especial, não hesite em agradecê-las de tempos em tempos: “Obrigado por acreditar em mim”.

Traduzido do site La Mente es Maravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

  1. Se dependeres de uma pessoa te amar para que possas acreditar em ti mesmo, então estás pobre, faminto e ao relento. O amor dos outros pode te ajudar e ajudará sempre que não dependeres dele para isso, são apenas muletas e bordões de apoio para pernas que conseguem andar porque não estão quebradas, apenas viciadas no apoio. Não existe a outra metade da laranja nem alma gêmea. Somos inteiros, seres completos, individuais e único que podem aprender lições valiosas com outros seres igualmente completos, mas precisam ser o que nascerão para ser, sem depender de colo sempre que cair e esfolar o joelho. Quem te ama de verdade não vai carregar tua cruz, porque já tem a sua própria, mas vai te apontar o caminho mais curto da escalada, porque segue à frente. Quem te ama de verdade, pode enxugar tuas lágrimas mas terás que eliminar a causa delas com tua própria coragem e força. Quem te ama de verdade vai deixar que vivas tua própria vida e não vai conseguir fazer com que acredites em teu poderes se não acreditares neles. Pelos teus fracassos e pelos teus milagres, és o responsável, ninguém mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui