Os ares de superioridade: um traço de pessoas inseguras

Todos conhecemos essa pessoa que é muito confiante e se orgulha disso. Com a cabeça erguida, parece que ele sabe tudo e que os outros nunca estarão à altura. Essas pessoas que são reconhecidas por seus ares de superioridade acreditam que são melhores que os outros e serão aquelas que os idolatram e aqueles que serão suas vítimas.

“Nosso ego é acionado em relação diretamente proporcional à insegurança que sentimos”
-Rafael Calbet-

A modéstia não é uma característica que caracteriza esse tipo de pessoa. Eles sempre serão orgulhosos e corajosos de tudo o que puderem para se destacar do resto. Mas … há outra coisa? Poderia ser uma máscara para esconder um complexo tremendo?

Os ares de superioridade e auto-ilusão

Lembre-se das pessoas que intimidam os outros. Estes não são tão fortes quanto parecem, porque precisam ferir os outros para instilar medo e, assim, se fazerem respeitar. Mas, em seus corações, eles não são tão corajosos quanto parecem. Eles têm sérios problemas que se mascaram e se projetam contra os que estão ao seu redor.

O mesmo acontece com pessoas com ares superiores. Por trás de todo esse desprezo que demonstram em relação aos seus próprios amigos, há um problema muito mais profundo que eles tentam esconder. Uma situação que eles alimentam, colocando uma máscara de auto suficiência, mas isso nunca será saciado.

O ser humano tem uma grande capacidade de negar os problemas que se lhe dirigem. Além disso, às vezes, mesmo vendo a realidade diante de seus olhos, tem a grande audácia de negar isso. Às vezes é por causa do medo, às vezes por causa da vergonha.

No caso de pessoas com ares superiores, o grande problema é a insegurança que os persegue.

Como poderia ser de outra forma, a auto-estima aqui tem um papel fundamental. Antes disso, você pode agir de duas maneiras: sentindo-se superior ou inferior. As pessoas com um ar de superioridade bloqueiam ou mascaram sua insegurança, mostrando-se superiores aos outros, humilhando-as para se sentirem melhor consigo mesmas.

Eu sempre vou olhar por cima do seu ombro

Um dos fatores que podem levar uma pessoa a ter uma superioridade pode ser o bullying sofrido em seus anos de estudante. É possível que no próximo estágio estudantil, pense no instituto ou na universidade, que esse jovem mude drasticamente seu modo de ser para se proteger contra outro possível ataque devido ao assédio.

Por essa razão, ele acha que, desde o primeiro dia, para que não pise nele novamente, ele tem que pisar e demonstrar segurança, mostrando-se como alguém que realmente não é. Ele nunca reconhecerá um erro que tenha cometido, que cairá nos outros.

“O auto-engano é primeiro um refúgio caloroso e depois uma prisão fria”
-Maria Jesús Torres-

Além disso, ele pode ser pedante e soberbo, com uma opinião tão positiva sobre si mesmo, que ele será o modelo de muitos dos que o cercam.

Para alimentar seus ares de superioridade, alguns têm que segui-lo e prestar atenção nele, caso contrário, sua estratégia não será bem-sucedida e afundará. Para isso, eles se destacam com sua grande teatralidade e fazem piadas com seus superiores para que os outros percebam quem é o verdadeiro líder.

Não é a solução

Infelizmente para eles, mais cedo ou mais tarde essa situação acabou, mas no momento em que isso acontece, a auto-estima está seriamente prejudicada. Ignorar um problema só piorará a situação e fará com que, quando não pudermos mais salvá-lo, ele seja impulsionado e tenha uma força difícil de neutralizar.

Colocar uma máscara nunca será uma boa opção. A solução está na busca de uma autoestima equilibrada, que nos permita nos sentir seguros e bem conosco.

Mostrar a nós mesmos como pessoas que magoam os outros não nos fará sentir melhor, pelo menos não a longo prazo. No interior, continuaremos a sentir esse vazio e essa terrível insegurança.

É por isso que, toda vez que você encontra uma pessoa com um ar de insegurança, seja cauteloso. Ela não é culpada por agir assim porque sabe que tipo de situações horríveis ela teve que viver.

Se você tiver a oportunidade de ajudá-la, faça-o; Se não, fique longe e deixe-a continuar no caminho até resolver seu problema de insegurança sozinha.

Agora você sabe que qualquer um que demonstre seus pontos fortes de forma exagerada, seja sua segurança, sua força, sua coragem, sua inteligência para estar acima dos outros, é porque eles têm um conflito com isso. É uma maneira de se proteger, embora na realidade tudo o que você faça seja se machucar mais.

Tradução do site La Mente es Maravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui