Mulher doa seu útero para uma estranha. Ela não podia ter filhos e queria que alguém tivesse a oportunidade

April Lane, 39, sofreu por vários anos de infertilidade no processo de se tornar mãe de cinco filhos, todos com menos de sete anos. No final do ano passado, Lane tomou uma decisão incomum: decidiu doar seu útero para que outra mulher tivesse a oportunidade de conceber um bebê e carregá-lo em seu ventre.

“Deixando de lado a questão da infertilidade, e os efeitos físicos, social e emocionalmente afetam muito. Se eu puder ajudar uma pessoa a não sofrer isso, eu o farei”, disse ele ao Good Morning America.

Lane mora nos subúrbios de Boston, nos Estados Unidos, e trabalha em uma empresa de biotecnologia. Ela adotou seu filho mais velho com seu marido Brian quando eles a diagnosticaram com um tipo de infertilidade “inexplicável”, o que é muito comum entre casais com esses problemas.

Durante quatro anos, ela tentou engravidar por meio de fertilização in vitro e logo após sua primeira adoção, Lane ficou grávida de seu segundo filho, um menino 13 meses mais novo do que seu irmão mais velho. E assim, em seu décimo ciclo, ela ficou grávida de gêmeos e um ano depois de outra garota.

Entre todo o processo, Lane dedicou-se a ajudar a direcionar grupos de apoio à infertilidade e abriu uma bolsa de estudos para ajudar as mulheres a pagar pelos tratamentos de infertilidade. Foi graças a isso que ele aprendeu sobre o transplante de útero realizado em ensaios clínicos na faculdade de medicina da Baylor University, em Dallas.

“Eu e meu marido sentimos que nosso problema estava resolvido, mas não necessariamente o de outras famílias. Acabei de receber o convite para fazer parte do ensaio clínico que aceitei”, diz ela sobre sua decisão.

Ela se tornou o 15º doadora em Baylor, sendo um dos principais centros de transplantes uterinos do mundo. A operação durou cerca de nove horas e uma vez que o útero foi removido do doador, ele é examinado para garantir que ele possa ser entregue a outra pessoa.

As pessoas não se conhecem até muito mais tarde, quando o transplante já foi finalizado e, claro, caso queiram se conhecer.

“Muitas mulheres se reúnem mais tarde e formam uma ligação muito profunda”, disse a Dra. Liza Johannesson, que operou Lane.

asomadetodosafetos.com - Mulher doa seu útero para uma estranha. Ela não podia ter filhos e queria que alguém tivesse a oportunidade

Embora para Lane esse processo significasse cinco dias no hospital e dois em um hotel longe de sua casa em Boston, e muita dor, ela não trocaria por nada no mundo. “Como mãe de cinco filhos, às vezes não me divirto muito por causa de tudo que aconteceu, por não poder engravidar. Quando vejo uma barriga de gravidez me sinto mal, mas se posso ajudar uma família, isso me ajuda a me curar ”.

Traduzido e adaptado do site UPSOCL, por A Soma de Todos os Afetos



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui