Luxemburgo está prestes a ser o primeiro país no mundo a oferecer transporte público gratuito à sua população

Por Felipe Souza

Já imaginou não ter que se preocupar com as tarifas de transporte público para ir ao trabalho todos os dias, ou para viajar de uma cidade a outra? Pois isso está perto de se tornar realidade para as pessoas que vivem em Luxemburgo, pequeno país da Europa Ocidental. A suspensão das tarifas de trens, bondes e ônibus está nos planos do governo de coligação liderado por Xavier Bettel, que planeja até 2020 tornar Luxemburgo o primeiro país do mundo a oferecer transporte público gratuito a toda a sua população.

A medida tem como objetivo atender a uma necessidade do meio ambiente e aliviar um dos piores congestionamentos do mundo. Luxemburgo, que faz fronteira com Bélgica, França e Alemanha, tem mais uma população de pouco mais de meio milhão de pessoas. Todos os dias, cerca de 400.000 passageiros viajam de Luxemburgo para trabalhar em países vizinhos.

Em 2018, o país europeu já começou a oferecer transporte gratuito para crianças e adolescentes com menos de 20 anos. Alunos do Ensino Médio também puderam andar de ônibus gratuitamente entre a escola e a casa. Luxemburgo tem atualmente o maior número de carros para a sua população na União Europeia.

De acordo com o The Guardian, uma decisão ainda precisa ser tomada sobre o que fazer com os compartimentos de primeira e segunda classe nos trens. Os passageiros agora pagam 2 euros por até duas horas de viagem, o que cobre quase todas as viagens no pequeno país. A coalizão governista disse que planeja reformar as isenções fiscais para passageiros, um benefício que está disponível com base na distância percorrida. A partir de 2020, todos os ingressos serão abolidos para economizar na cobrança de tarifas e no policiamento das compras de ingressos.

*Traduzido de: ArchDaily

Imagem de capa: Luxembourg Tram. Image via Creative Commons



LIVRO NOVO



Parceria editorial com a redação do site CONTI outra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui