Situada na Zona Norte de São Paulo, cercada por favelas, o Centro de Educação Infantil Lar de Crianças Ananda Marga oferece ioga e massagem para as crianças. A “aula” se inicia com a professora fechando as cortinas da sala e reduzindo a iluminação ao máximo, dispondo colchões um ao lado do outro no chão, então as crianças relaxam ao som de mantras, meditam e recebem massagem.

A escola é administrada pela ONG Amurt-Amurtel. “Vemos muitos casos de violência doméstica e de pais que estão presos, então a creche precisa ser um espaço de acolhimento para essas crianças”, conta a diretora Silvia Helena de Oliveira. A unidade suporta 111 alunos com média de idade entre 11 meses e 3 anos, que estão na creche em período integral.

A prática objetiva “estimular a criatividade, a autoestima, o desenvolvimento do caráter dessas crianças”. A filosofia neo-humanista adotada pela ONG quer a transformação do indivíduo em um ser saudável, solidário, ativo, compassivo e consciente do seu papel. Para a professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da USP, Maria Letícia Nascimento, especialista em educação infantil, a prática deveria ser adotada por todas as creches. “O ideal seria que em todas as creches as crianças tivessem a oportunidade de se expressar, de falar da família, da sua casa e do que fez no final de semana.”

Com informações do UOL e de Razões para Acreditar

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here