8 fatos sobre a guerra na Síria

Na semana em que a guerra na Síria completa oito anos desde o seu estopim, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) reuniu oito fatos sobre o conflito que mostram os desafios vividos pela população do país.

1. Mais da metade da população síria foi forçada a deixar suas casas

asomadetodosafetos.com - 8 fatos sobre a guerra na Síria
Moradores deslocados internamente pela violência e destruição começam a voltar para o que restou de suas casas, em Alepo. Foto: ACNUR/Hameed Marouf

A crise na Síria continua a ser a maior crise de deslocamento do mundo. Existem mais de 5,6 milhões de refugiados sírios registrados em outros países e mais de 6 milhões de pessoas vivem como deslocadas internas — elas tiveram que abandonar seus lares, mas permaneceram dentro do território sírio.

Os números significam que mais da metade da população síria foi forçada a fugir da violência. Os sírios já representam um terço da população total de refugiados no mundo.

2. Os países vizinhos acolhem a maioria dos refugiados sírios

asomadetodosafetos.com - 8 fatos sobre a guerra na Síria
O ACNUR e seus parceiros estão oferecendo às crianças deslocadas em Alreyadah, Tishreen e Alepo atividades recreativas, apoio psicossocial e atenção primária de saúde, além de sessões de conscientização para as famílias e outras atividades de proteção. Foto: ACNUR/Bassam Diab

A maioria dos mais de 5,6 milhões de refugiados sírios está em apenas cinco países vizinhos: Líbano, Jordânia, Turquia, Iraque e Egito. A Turquia abriga atualmente mais de 3 milhões de sírios. No Líbano, estima-se que uma em cada quatro pessoas é um refugiado sírio.

3. A maioria dos refugiados sírios vive na extrema pobreza

asomadetodosafetos.com - 8 fatos sobre a guerra na Síria
Os sírios internamente deslocados em Tal Refaat, Alepo, coletam suprimentos de ajuda das equipes do ACNUR que trabalham com parceiros locais na região. Foto: ACNUR/Antwan Chnkdji

Nove em dez refugiados sírios vivem em comunidades de acolhimento em zonas rurais e urbanas de países vizinhos. Na Jordânia, 80% dos refugiados sírios que moram fora dos campos estão vivendo abaixo da linha de pobreza. No Líbano, cerca de 60% das famílias de refugiados sírios vivem em situação de pobreza extrema, com menos de 2,87 dólares por pessoa por dia.

4. Mulheres e crianças são os mais vulneráveis

asomadetodosafetos.com - 8 fatos sobre a guerra na Síria
Mãe de cinco crianças, a síria Ronia Metwali vive com seus filhos numa casa no campo de refugiados de Domiz, no norte do Iraque. Foto: ACNUR/Andrew McConnell

Estima-se que 70% das pessoas em situação de vulnerabilidade na região sejam mulheres ou crianças. Cerca de 1 milhão de bebês refugiados sírios nasceram em países vizinhos.

5. As crianças sírias estão ficando para trás nos estudos

asomadetodosafetos.com - 8 fatos sobre a guerra na Síria
Uma escola na cidade de Al-Khafseh, na Síria, foi parcialmente afetada pelo conflito. Foto: ACNUR/Bassam Diab

Dentro da Síria, uma em cada quatro escolas foi danificada, destruída ou usada como abrigo. Menos da metade das crianças em idade correspondente ao Ensino Fundamental I estão matriculadas na escola. São 700 mil meninos e meninas sem estudar na região.

6. A Guerra da Síria já dura mais que a Segunda Guerra Mundial

asomadetodosafetos.com - 8 fatos sobre a guerra na Síria
Boushra é uma menina de 12 anos que, como muitas crianças da Síria, teve de abandonar a escola. Foto: ACNUR/Antwan Chokdi

Conforme o conflito continua, também continua a luta das famílias deslocadas dentro da Síria e além de suas fronteiras. No mundo, a Síria gera mais refugiados do que qualquer outro país. Apesar das dimensões do conflito, ele corre o risco de se tornar mais uma emergência esquecida.

7. Contra todas as probabilidades, os sírios estão sobrevivendo

asomadetodosafetos.com - 8 fatos sobre a guerra na Síria
Tuqah, Khadijah e Mariam olham pela janela para a sua casa parcialmente destruída em Homs, na Síria. Foto: ACNUR/Vivian Toumeh

Em todo o mundo, as famílias sírias continuam a demonstrar coragem e resiliência, fazendo sacrifícios para colocar as necessidades de seus filhos em primeiro lugar, transformando seus abrigos temporários em casas, mostrando seu espírito empreendedor e seu profundo desejo de reconstruir suas vidas com esperança e dignidade.

8. Os sírios querem voltar para casa

asomadetodosafetos.com - 8 fatos sobre a guerra na Síria
Refugiados sírios em assentamento informal no Líbano. Foto: ACNUR/I. Prickett

Em pesquisas de intenção de retorno realizadas em 2018, 76% dos refugiados sírios afirmaram que esperam voltar para a Síria um dia.

Você pode contribuir com o trabalho do ACNUR na Síria e na região fazendo uma doação. Saiba como clicando aqui.

Via nacoesunidas.org



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui