Sua paz interior começa no dia em que você não se permite ser manipulado

– Todo mundo diz a você o que fazer e o que é melhor para você. Ninguém quer que você encontre suas próprias respostas. Eles querem que você crie os deles.

– Deixe-me adivinhar, você quer que eu crie o seu.

– Não, quero que você pare de receber informações externas e comece a recebê-las de dentro. As pessoas têm medo do que têm dentro, mas na realidade é o único lugar onde elas encontrarão o que precisam.

Este diálogo do filme “O caminho do guerreiro pacífico” nos mostra o caminho para alcançar a autêntica paz interior, o que só é alcançado quando sabemos quem somos, o que queremos e estamos convencidos disso. Esse tipo de paz é alcançado quando desenvolvemos um “eu” forte.

Os dois mecanismos de manipulação aos quais todos somos vulneráveis

Onde quer que um relacionamento interpessoal seja estabelecido, há espaço para manipulação. Essa manipulação pode se desenvolver de forma mais grosseira e direta através da coerção ou pode adquirir corantes mais sutis, como chantagem emocional ou iluminação a gás.

A sociedade, como entidade que busca perpetuar-se à custa da individualidade de seus membros, também exerce seus mecanismos de manipulação. Não é interessante formar pessoas livres e autodeterminadas, mas apenas pessoas que desfrutam de um grau limitado e ilusório de liberdade e que se esforçam para buscar sua individualidade como alguém que procura uma agulha num palheiro, tateando no escuro, o que as torna vulnerável a qualquer forma de manipulação que parece lançar um pouco de luz.

Em ambos os níveis, a manipulação faz dois mecanismos que reforçam um ao outro:

1. Mova os pontos de referência internos para o exterior. Para que a manipulação tenha efeito, é necessário que a vítima assuma as visões do manipulador. É um processo que ocorre abaixo do limiar de nossa consciência, através do qual perdemos nossos pontos de referência internos, substituindo-os por aquele da pessoa que tenta nos manipular. Isso significa que perdemos a capacidade de decidir por nós mesmos, desistir do controle e sucumbir às ameaças / solicitações do manipulador.

2. Gerar autoculpa. A manipulação sempre tem um componente emocional, nos fazendo sentir culpados. A este respeito, Noam Chomsky disse: “Se um vai para uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, devido à sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, uma resposta ou reação também desprovida de um senso crítico, como o de uma pessoa de 12 anos de idade ou menos “. Toda manipulação tenta contornar a razão alvejando emoções. Serão precisamente os valores e qualidades de que mais nos orgulhamos, aqueles com os quais eles nos atacam, porque são aqueles que fazem ressonância emocional e “desligam” nosso cérebro racional.

Rendimento à manipulação quebra o “eu”

O fato de não estarmos totalmente conscientes da manipulação ou de cedermos para evitar um conflito não nos isenta de seu alto custo emocional. O psiquiatra da Universidade de Michigan, Chandra Sripada, provou através de uma série de experimentos que, mesmo quando cedemos voluntariamente à manipulação, é na verdade um apoio superficial, porque parte de nós rejeita completamente o que estamos fazendo.

Essa rejeição provoca uma divisão no “eu”, mas, uma vez que nos fizeram sentir culpados, em vez de nos rebelarmos e nos perguntarmos o que realmente queremos, nos auto-desvalorizamos. Portanto, se estamos sujeitos a manipulação constante, corremos o risco de perder o contato com o nosso “eu”. É um tipo de mecanismo de defesa através do qual nós quebramos o vínculo com nossas necessidades e valores, desde que não vivamos continuamente esse processo de divisão.

Sem perceber, nós caímos em uma armadilha que, de alguma forma, nós nos esticado porque ao tentar validar as qualidades que o manipulador está questionando, nos trair fazendo algo que não está em sintonia com as nossas necessidades, prioridades ou não eles são uma expressão espontânea de nossos valores.

A falsa paz que vem da derrota

Muitas vezes, para evitar conflitos, cedemos à manipulação. A fim de evitar que aquela pessoa próxima nos magoe, levantamos uma bandeira branca. Nós acabamos relegando nossas necessidades ao segundo plano, acreditando que pelo menos encontraremos um pouco de paz.

Obviamente, é uma paz ilusória baseada num equilíbrio frágil em que dependemos dos caprichos de outra pessoa. Um “eu” que se dobra aos desejos dos outros não pode encontrar a paz interior que precisa para crescer, mas sim a auto-condenação à insatisfação permanente.

Entregar-se à manipulação, seja de uma pessoa ou do meio social em que vivemos, implica estar contente em viver em um ambiente tóxico para o nosso “eu”. E isso não é chamado paz interior, mas resignação.

Fortalecer o “eu” como escudo contra a manipulação

Para alcançar a verdadeira paz interior, pelo contrário, devemos silenciar esse ruído externo. Aprender a ficar sozinhos conosco para desfrutar da solidão e do silêncio, condições sine qua non para redescobrir. Nós já advertiu o escritor italiano Susanna Tamaro: “Há sempre alguém dizendo a você o que fazer, e não há silêncio, em todos os lugares, há o barulho se você não estiver com seus próprios pensamentos, como você pode fazer sentido das coisas. É impossível, vivemos sob uma manipulação perversa e muito sutil “.

Portanto, se quisermos interromper o mecanismo manipulador, devemos nos reconectar com o nosso “eu”. Ao recuperar o controle de nossos pontos de referência e ter certeza de quem somos, nenhuma tentativa de manipulação emocional nos fará duvidar ou gerar um sentimento de culpa. Esse é o melhor escudo contra os manipuladores.

Traduzido e adaptado do original Rincón Psicologia



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui