Quando amigos nos decepcionam

As amizades também expiram, elas saem como a luz de um vagalume quando é descoberta, como o primeiro vento frio que o outono traz depois do verão. Há pessoas que nos decepcionam, e a ferida deixada por essa perda nos fere e nos irrita, não há dúvida; No entanto, com o tempo, aprendemos e começamos a ser muito mais seletivos.

Por mais curioso que pareça, em relação à amizade, a mesma coisa acontece no amor: temos os amigos que achamos que merecemos. Também tem muito a ver com a auto-estima, com a nossa capacidade de filtrar e entender que as relações, independentemente do seu tipo, são por sua vez entidades dinâmicas que mudam e mudam como nossas próprias identidades.

“Um amigo é um presente que se dá”
-Robert Louis Stevenson-

Agora, há alguém que diz que “perder um amor dói, mas perder uma amizade mata”. É como se, de alguma forma, essa ligação baseada na cumplicidade, na camaradagem íntima e espontânea e na alta “nutrição” emocional, nos proporcionasse um sustento igual ou mais significativo do que o próprio relacionamento do casal.

Bem, deve-se dizer que, no que se refere aos estudos sobre amizade e seus processos, eles não abundam em excesso, nem tanto em questões afetivas como em pares. Os poucos trabalhos que existem no campo da psicologia social nos dizem algo muito interessante para o tempo que impressionante: perder uma amizade dói tanto quanto perder um amor.

O estudo, publicado na revista Epidemiology and Community Health, também apontou que essa sensação foi experimentada igualmente em homens e mulheres. Um amigo é – para a maioria das pessoas – uma parte indispensável da nossa vida diária, a ponto de ser essencial para o nosso bem-estar físico e emocional.

Amizades que não sabemos como acabar

Blanca tem 40 anos e decidiu terminar uma amizade que dura há anos. Na verdade, ele esteve com ele a vida inteira. Ela e Elisa cresceram juntas porque suas mães já eram amigas. Aquela garota de olhos castanhos, pernas compridas e voz mandona logo se tornou seu refúgio e seu inferno em partes iguais.

Quando eram meninas, Elisa a forçou a se envolver em atividades que ela não queria. Ela quebrou um braço quando tentou levantar a parede da escola com ela porque ela enviou para ele, foi com ela que ela compartilhou as primeiras confidências dos primeiros amores. Foi também ela quem “roubou” todos os caras que Blanca notou. Ao longo de todos esses anos, Blanca manteve uma amizade codependente com uma pessoa manipuladora, alguém que não sabia como sair ou como dizer “pare de se aproveitar de mim”.

asomadetodosafetos.com - Quando amigos nos decepcionam

É muito possível que mais de um seja identificado com este pequeno exemplo, mas a questão chave é: por que é tão difícil para nós terminar uma amizade que nos traz mais problemas do que benefícios? Estas seriam algumas explicações.

Razões pelas quais estamos relutantes em dizer “o suficiente” a um amigo

A primeira razão é simples: achamos que devemos lealdade a essa pessoa; talvez porque haja muitas experiências compartilhadas, muitos anos se passaram em comum e muitas confidências guardadas. No entanto, há algo que devemos esclarecer.

. Em qualquer relacionamento, seja um casal ou amizade, o equilíbrio e a reciprocidade são recomendados. Porque a lealdade a alguém não tem sentido se não houver respeito, se não houver correspondência autêntica.

O segundo aspecto tem a ver com a ideia de que podemos mudar os outros. Dizemos a nós mesmos que devemos ser pacientes, que o que aconteceu hoje não voltará a acontecer se lhes dermos um aviso, se dissermos que isso ofende, que dói, que aquele outro nos decepciona …

. Outro aspecto, sem dúvida, preocupante e que afeta muitas pessoas, é pensar que temos os amigos que merecemos. Dizemos a nós mesmos que todos nós “fracassamos”, que todos nós temos defeitos e que às vezes é normal não bater ou machucar sem querer.

Mesmo às vezes o medo da solidão faz com que muitas pessoas carreguem nas costas amizades altamente prejudiciais, cansativas e tóxicas. Não é apropriado e, portanto, é necessário lembrar o seguinte: boas amizades são aquelas que nos fazem melhores a cada dia, que não buscam nos mudar, mas que nos capacitam como seres humanos, porque nós mesmos sabemos que merecemos bem-estar, equilíbrio e felicidade .

A decepção em uma amizade envolve tomar uma decisão

Gretchen Rubin, autora de um trabalho interessante conhecido como “Project Happiness”, explica que muitos de nós passamos pelo nosso cotidiano com a sensação de ficar à deriva. Esse conceito é interessante, porque, como o próprio autor descreve, ficar à deriva significa curiosamente tomar a decisão de “não decidir” sobre o que queremos e o que não queremos sobre nossa própria vida.

“Algumas pessoas pensam que, para ser amigos, basta querer, como se fosse saudável, seria suficiente ter saúde”
-Aristotle-

Não tomar ou adiar decisões envolve viver cercado por uma felicidade substituta onde eles estão ligados a laços relacionais não são significativos, pessoas que nos desapontam de novo e de novo e ainda mantêm o nosso lado. Nós permitimos isso por lealdade ou por medo de ficarmos sozinhos, como já indicamos antes.

Devemos deixar claro que houve aqueles anos de infância e adolescência por trás de onde não aplicamos filtros. Onde deixamos alguém entrar porque estávamos ansiosos por experiências, emoções e novidades. Maturação implica, acima de tudo, ser seletivo e buscar qualidade em todos os nossos relacionamentos.

asomadetodosafetos.com - Quando amigos nos decepcionam

As decepções, se deliberada e repetidamente provocadas, nos dão uma pista óbvia sobre a qualidade humana dessa pessoa. Vamos agir e tomar uma decisão, mesmo que cause dor, mesmo que essa amizade nos tenha acompanhado meia vida ou toda a vida, porque se doer, se doer e queimar nosso coração, não é amizade.

Vamos aprender a ser seletivos, a valorizar amizades reais, as mais mágicas e excitantes. Aqueles que nos ensinam, que nos fornecem e aqueles que fornecemos, aqueles que nos ajudam a desenvolver a melhor versão de nós mesmos.

Traduzido por A Soma de Todos os Afetos, via La mente es maravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui