O sangue nos faz parentes, mas a lealdade nos faz uma família

Nós viemos a este mundo como se tivessem caído de uma chaminé. Instantaneamente, somos unidos a uma série de pessoas com quem compartilhamos seu sangue, seus genes. Uma família que nos fará encaixar em seus mundos particulares, em seus modelos educacionais, que tentarão incutir seus valores, mais ou menos bem-sucedidos …

Todo mundo tem uma família. Ter uma é algo fácil: todos nós temos uma origem e raízes. No entanto, manter uma família e saber como construí-la, alimentando o link todos os dias, é mais complicado.

Todos nós temos mães, pais, irmãos, tios … Às vezes grandes núcleos parentais com membros que, possivelmente, deixamos de ver e tratar. Devemos nos sentir culpados por isso?

A verdade é que às vezes nos sentimos quase uma obrigação “moral” de conviver com aquela prima com quem compartilhamos tão poucos interesses, e que nos fez tanto desprezo ao longo de nossas vidas. Podemos nos unir ao sangue, mas a vida não se encaixa em nenhuma peça, por isso, fugir ou manter um tratamento justo e oportuno não deve envolver nenhum trauma.

Agora, o que acontece quando falamos sobre a família mais próxima? De nossos pais ou irmãos?

O link vai além do sangue

Às vezes, você pensa que ser uma família significa compartilhar mais do que sangue ou uma árvore genealógica. Algumas pessoas quase inconscientemente acreditam que uma criança deve ter os mesmos valores que os pais, compartilhar a mesma ideologia e ter um padrão similar de comportamento.

asomadetodosafetos.com - O sangue nos faz parentes, mas a lealdade nos faz uma família

Há pais e mães que se surpreendem com o quanto os irmãos são diferentes um do outro … Como pode ser se todos são filhos do mesmo ventre? É como se dentro do núcleo familiar houvesse uma harmonia explícita, onde não houvesse diferenças excessivas, em que ninguém deveria deixar o “padrão” e tudo é controlado e em ordem.

Agora, algo que devemos ter claro é que nossa personalidade não é transmitida geneticamente em 100%, algumas características podem ser herdadas e, sem dúvida, viver em um ambiente compartilhado nos fará compartilhar uma série de dimensões. Mas as crianças não são moldes dos pais, nem vão conseguir que os filhos sejam como suas expectativas.

A personalidade é dinâmica, construída dia a dia e não aborda as barreiras que às vezes tentam criar pais ou mães. De lá, na ocasião, as decepções habituais, encontros, desentendimentos…

Para criar um vínculo forte e seguro no nível da família, as diferenças devem ser respeitadas, promovendo a independência e a segurança. Devemos respeitar a essência de cada pessoa em sua maravilhosa individualidade, sem colocar fio, sem punir toda palavra e todo comportamento …

asomadetodosafetos.com - O sangue nos faz parentes, mas a lealdade nos faz uma família

Chaves para as famílias que vivem em harmonia

Às vezes, muitos pais veem seus filhos se afastarem da casa da família sem contato adicional. Há irmãos que param de conversar um com o outro e famílias que veem quantas cadeiras vazias estão quietas na sala de estar da casa.

A que se deve? É claro que cada família é um mundo, um micromundo com suas diretrizes, suas crenças e, por sua vez, com aquelas que são rebaixadas, onde apenas elas mesmas sabem o que aconteceu no passado e como o presente é vivido. No entanto, podemos falar sobre alguns eixos básicos que devem nos fazer refletir.

. A educação visa dar ao mundo pessoas autoconfiantes, capazes e independentes, para que possam alcançar sua felicidade e, ao mesmo tempo, saber como oferecê-lo aos outros. Como isso é conseguido? Oferecendo um amor sincero que não imponha e que não controle. Um amor que não sanciona como alguém é, pensa ou age.

. Não devemos sempre culpar os outros pelo que acontece conosco. Não culpe a mãe ou o pai que hoje ainda me sinto insegura e incapaz de fazer certas coisas. Ou aquele irmão que talvez fosse sempre melhor atendido ou cuidado do que nós.

É claro que, no momento da educação, sempre cometem erros. Mas também temos de assumir o controle de nossas vidas e saber como reagir, e ter uma voz, e de dizer não, e acho que podemos assumir com segurança e amadurecer novos projetos, novos sonhos sem ser escravos de memórias familiares de ontem.

Ser uma família não significa sempre compartilhar as mesmas opiniões e pontos de vista. E não por essa razão, temos que julgar, sancionar e até menos desprezar. Comportamentos como esses criam distâncias e facilitam a localização de amigos no dia a dia do que na família.

Às vezes, temos a “obrigação moral” de continuar tendo contato com os parentes que nos ferem, que nos incomodam, que nos punem.

Eles são familiares, sem dúvida, mas devemos ter em mente que o que realmente importa nesta vida é ser feliz e ter um equilíbrio interno. Uma paz interior Se isso ou aqueles parentes violam nossos direitos, devemos colocar distância.

asomadetodosafetos.com - O sangue nos faz parentes, mas a lealdade nos faz uma família

A maior virtude de uma família é aceitar uns aos outros como eles são, em harmonia, com afeição e com respeito.

Tradução A Soma de Todos os Afetos, via La mente es maravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui