O vínculo entre um pai e uma filha é único e essa relação é muito importante porque determina o comportamento da mulher na fase adulta. O pai é um exemplo de sucesso e de vida saudável a seguir. Quando um pai não participa ativamente na vida de sua filha, ou quando ele não age corretamente, a mulher pode ter problemas com baixa autoestima e também pode ter dificuldades para confiar nas outras pessoas.

Uma conexão ainda cedo

O mundo mudou e atualmente os pais têm a oportunidade de cuidar de suas filhas desde o seu nascimento. A partir do primeiro dia, os pais são incentivados a alimentar os bebês, trocar a fralda, colocá-los para dormir e acalmá-los. Essa presença é uma maneira de se criar um vínculo entre pai e filha, o que pode contribuir para que uma relação ainda mais forte aconteça no futuro.

A importância de um pai no nível emocional

Segundo alguns estudos, se uma filha tem uma boa relação com o seu pai, ela tem um menor risco de desenvolver ansiedade e depressão, e sofre menos com estresse.

Se um pai trabalha para desenvolver um vínculo forte com a sua filha e se sente cômodo para falar com ela sobre seus sentimentos, ele a prepara para ter relações mais fortes e verdadeiras no futuro.

A influência de um pai na autoestima de uma filha

A participação de um pai na vida de sua filha é muito importante, e criar uma conexão saudável com ela é crucial porque isso a ajuda a desenvolver uma imagem positiva de si mesma. Para isso, um pai deve conversar com a filha, respeitar os seus sentimentos, escutar as suas opiniões e ter um interesse ativo nos seus passatempos. Isso faz com que ela tenha menos inseguranças e contribui para que confie mais nas suas habilidades.

A influência de um pai nos relacionamentos de uma filha

O pai é uma das pessoas que deve mostrar para a jovem o que significa respeito e amor. Ele deve mostrar como um homem deve respeitar uma mulher. A filha vai ver o seu comportamento e, no futuro, vai se lembrar da maneira como o pai se comunicava com as mulheres.

Para uma filha pequena, uma relação saudável desde cedo com o pai molda a sua percepção do que ela pode esperar e do que ela considera aceitável em um relacionamento. Algumas pesquisas indicam que as mulheres maduras costumam se relacionar com homens que se parecem com seus pais.

A influência prática de um pai

Os pais também têm um papel importante quando falamos da saúde física das filhas. As garotas veem os pais como um símbolo de estabilidade financeira, bem estar físico e emocional. Se o pai participar ativamente na criação da filha, é provável que ela tenha uma melhor saúde física e financeira.

O papel das mães

Ainda que os pais tenham um papel fundamental na vida de suas filhas, as mães, obviamente, não são menos importantes. Elas são um grande exemplo de comportamento e, em muitas famílias, são as que acabam assumindo grande parte das responsabilidades na hora de criar uma filha.

Você concorda com esses estudos? Acha que o papel de um pai na vida de uma filha é realmente tão importante? Você tem uma boa relação com o seu pai?

Compartilhe as suas opiniões nos comentários.

Traduzido do texto publicado originalmente no site Genial.guru

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui