psicologia

Não dormir bem descontrola suas emoções

Parece incrível, mas dormir está se tornando um luxo que nem todos podem desfrutar. O sonho é uma das dimensões em que qualquer dificuldade emocional é refletida pela primeira vez. Por sua vez, não dormir bem gera riscos diferentes e acentua qualquer problema que possamos ter.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto normal deve dormir entre 7 e 8 horas todas as noites para obter o melhor descanso, tanto físico quanto mental. Por sua vez, os efeitos de não dormir podem ser muito sérios. Entre eles, a OMS alerta sobre um em especial: passar apenas uma noite sem dormir, pode causar perda de tecido cerebral.

“Felicidade para mim consiste em gozar de boa saúde, em dormir sem medo e acordar sem angústia.”
-Françoise Sagan-

Quando as horas de sono não são suficientes ou você não pode dormir profundamente, uma pessoa está literalmente com nervos à superfície. É comum ser altamente irritável ou especialmente sensível a qualquer tipo de estímulo. Isso foi comprovado em vários estudos a esse respeito. Portanto, não dormir bem afeta, de maneira notável, nosso humor.

Não dormir bem gera “um furacão de emoções”

Recentemente, um estudo sobre o sono foi realizado na Universidade de Tel Aviv, que foi então publicado no Journal of Neuroscience. Nesta investigação foi possível verificar que aqueles que não dormem o suficiente percebem e sentem a realidade cotidiana de maneira diferente.

O estudo foi baseado em um grupo de 18 adultos, que foram submetidos a um teste após uma noite em que dormiram bem e depois outro, após uma noite em que não haviam dormido. O teste consistiu em mostrar-lhes uma série de imagens que incluíam alguns “emocionalmente positivos” (um urso, por exemplo), outros “emocionalmente negativos” (um corpo mutilado) e outros que eram neutros (um coberto, uma cadeira, etc.) .

Todos os participantes foram monitorados por meio de encefalogramas que permitiram observar a atividade de seu cérebro. A conclusão final foi que, não dormindo bem, os cérebros dos participantes basicamente se tornaram incapazes de diferenciar emocionalmente as imagens. A reação foi praticamente a mesma com imagens positivas, negativas e neutras. Segundo esses cientistas, tudo isso indica que há falta de controle emocional.

Comportamento irracional e primário

Em outro estudo realizado na Universidade de Berkeley, pode-se estabelecer que dormir 2 ou mais horas abaixo do necessário, afeta severamente o lobo pré-frontal, que é a área que regula as emoções. O resultado disso é que a falta de sono leva a respostas mais irracionais e primárias.

Matthew Walker, o diretor da pesquisa, disse que não dormir bem “quebra os mecanismos que nos protegem de doenças mentais”. Ele acrescentou que o sono restaura os circuitos emocionais e nos permite enfrentar melhor os desafios da vida cotidiana.

Walker também disse que, embora se acredite popularmente que a falta de sono leva a um estado de embotamento e passividade, a verdade é que o oposto é verdadeiro. Pessoas que não dormem não ficam mais passivas, mas 60% mais reativas, ou seja, mais violentas e descontroladas.

O preço de não dormir bem

Dormir mal também leva a outros problemas. O equilíbrio emocional é comprometido e a capacidade de reagir a estímulos é diminuída. Isso significa que, quando não temos um bom padrão de sono, existe um risco maior de sofrermos acidentes. Estima-se que dirigir sem ter dormido bem equivale a dirigir embriagado.

Por outro lado, os padrões de pensamento também são significativamente alterados pela falta de sono. É muito mais difícil processar as informações recebidas e tomar decisões. Um estudo indicou que os erros médicos aumentam em até 400% em profissionais de saúde que fazem turnos de 24 horas. Da mesma forma, concluiu-se que aqueles que dormem menos do que o necessário podem desenvolver problemas de memória.

Não só o cérebro é seriamente afetado pela falta de sono. Não dormir bem também aumenta a probabilidade de o nosso corpo começar a sofrer diretamente com uma doença. Sabe-se, por exemplo, que o sistema imunológico é afetado. Há também dados que permitem concluir que a falta de sono afeta o diabetes, o câncer e até a obesidade.

Tendo dito tudo isso, vale a pena avaliar se você está dormindo adequadamente. Um bom sono é um ativo valioso que devemos cuidar e preservar. Sem dúvida, constitui um dos grandes pilares da nossa saúde mental.

Tradução A Soma de Todos os Afetos, via La mente es maravillosa

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Avós que definem limites: ‘Cuidar dos netos ocasionalmente é diferente de virar cuidador principal’

Os avós cuidando dos netos, é uma cena comum e muitas vezes comovente. No entanto,…

10 horas ago

Cavalo é resgatado de apartamento no terceiro andar no RS após 10 dias de confinamento

Na cidade de São Leopoldo, no Vale do Sinos, uma equipe do Corpo de Bombeiros…

10 horas ago

Ator Paulo César Pereio, ícone do cinema brasileiro, falece aos 83 anos

No último domingo (12), o mundo do cinema brasileiro perdeu uma de suas figuras mais…

2 dias ago

“Eram muito unidos”: Desabafa parente de familia achada abraçada e soterrada em casa no RS

No município de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, uma tragédia causada pelas intensas…

2 dias ago

Verdadeira Martha de ‘Babê Rema’ acusa criador da série de ser “psicopata”

Uma reviravolta surpreendente abalou os fãs de 'Babê Rena' nesta semana, com a verdadeira Martha…

3 dias ago

Leticia Birkheuer retorna aos palcos após denunciar violência doméstica: “Não podemos nos calar”

A renomada atriz Leticia Birkheuer está de volta aos holofotes, mas não apenas para brilhar…

3 dias ago