Higiene Mental: 5 hábitos para uma autêntica qualidade de vida

E se aprendermos a cuidar de nossa mente como fazemos com nosso corpo? A higiene mental é uma estratégia de vida para estar em harmonia com o meio ambiente. Envolve o exercício do músculo da autoestima, superando a resistência da apatia, movendo-se em maior equilíbrio com nossas emoções e aprendendo a colocar filtros apropriados em nosso ambiente social.

Estamos cientes de que essas abordagens destinadas a “cuidar” da nossa mente estão se tornando cada vez mais populares. Sem dúvida, falamos de estratégias como Mindfulness ou mesmo Wellness. Cada um, a partir de suas próprias origens e disciplinas, tem o mesmo objetivo: conferir um maior equilíbrio entre a mente e o corpo para garantir não apenas nosso bem-estar, mas também um maior senso de controle sobre nossa vida.

“Sem bem-estar, a vida não é vida; é apenas um estado de langor e sofrimento “.
-Francois Rabelais-

Bem, quer já tenhamos começado em alguma dessas práticas ou não, vale a pena levar em conta alguns aspectos simples. O bem-estar psicológico responde, acima de tudo, a uma série de hábitos e estratégias que cada indivíduo deve aprender a desenvolver com base em suas características. Algo assim requer, antes de mais nada, alguma criatividade e perseverança.

Portanto, a higiene mental torna-se uma tarefa muito particular, onde todos devem aprender a ventilar, higienizar e oxigenar seus próprios cenários mentais. Por sua vez, e não menos importante, não devemos esquecer que somos parte de um cenário físico e social e que nossos contextos também afetam nosso equilíbrio.

Portanto, toda higiene mental requer uma abordagem holística, envolve saber priorizar, focalizar, filtrar qualquer estímulo que nos venha para viver com maior harmonia. Vamos analisar uma série de estratégias.

1. Higiene mental: aprenda a reconhecer a faísca antes que a chama surja

Grande parte da nossa experiência emocional vem de “faíscas”, de pequenas explosões de sensações negativas que colapsam em nosso cérebro. Estes pequenos downloads surgem devido aos desequilíbrios com o nosso ambiente. Um comentário de que não gostamos, mas que estamos em silêncio; uma proposta com a qual não concordamos, mas que cumprimos; uma situação que devemos resolver, mas que nós adiamos …

Pequenas faíscas acumuladas, uma após a outra, acabam gerando uma chama. Nossa mente fica sem recursos e no final acabamos “esgotados”, exauridos em todos os sentidos. Assim, uma primeira estratégia na qual devemos investir tempo e esforço é reconhecer esses gatilhos. Esses estímulos que nos incomodam e que devemos administrar o mais rápido possível.

Não deixe para amanhã a preocupação que te incomoda hoje.

asomadetodosafetos.com - Higiene Mental: 5 hábitos para uma autêntica qualidade de vida

2. Prioridades claras, melhores decisões

Todo bom atleta conhece seu corpo, sabe onde estão seus limites e treina todos os dias para se manter e melhorar seu desempenho. Esse desempenho não surge de forma aleatória, mas responde a um bom planejamento em que as prioridades e os objetivos diários são claros.

Quando se trata de cuidar do nosso cérebro e da nossa higiene mental, também seria bom ter nosso próprio plano, nossas prioridades diárias. Ninguém deve, portanto, sair de casa sem ser vestida com um calçado propósito com algumas metas, breakfasted com uma motivação … Isto é como nós caminhamos pelos nossos caminhos complexos com maior desenvoltura para decidir o que nos beneficia e que nos prejudica, que é o que deve deixar de lado para garantir o nosso bem-estar.

3. Relações baseadas na reciprocidade

Um pilar básico para cuidar e promover nossa higiene mental é atender ao equilíbrio de nossos relacionamentos. Qualquer elo desequilibrado supõe um alto custo emocional. Implica investir tempo, ilusões, esforços e afetos em pessoas que não nos enviam a mesma energia, a mesma reciprocidade.

É claro que nem todos os nossos relacionamentos serão simétricos em termos de dar e receber. Um exemplo muito claro disso é visto na relação entre pais e filhos. No entanto, é necessário que os nossos elos mais importantes (casal, família, amigos) sejam mantidos em equilíbrio e, em alguns casos, em simetria.

4. Aprenda a tolerar a adversidade

Quem resiste à adversidade, falha, perda ou erro é bloqueado no desânimo, na raiva, no desconforto. Por outro lado, uma boa higiene mental requer capacidade de crescimento e expansão. Algo assim só acontece quando se é capaz de superar suas resistências, aprendendo a tolerar as adversidades, com o lado complexo da vida, com seu lado mais delicado.

Devemos, portanto, assumir os chiaroscuros da nossa realidade. Porque toda higiene começa com a capacidade de saber curar. E para curar, você deve primeiro aceitar a existência de uma ferida sem negá-la, sem virar o rosto ou ficar com raiva todos os dias com ela.

5. Uma mente em equilíbrio, uma mente centrada

Clifford Saron é neurocientista do Centro de Mente e Cérebro da Universidade da Califórnia. Seus trabalhos interessantes estão focados em demonstrar como o treinamento de nossa atenção reverte em nossas emoções. Uma mente centrada e equilibrada se traduz em bem-estar e um cérebro saudável.

Como ele explica para nós, a maioria de nós não está ciente da grande plasticidade que nossos circuitos neurológicos têm. Se aprendermos a nos concentrar todos os dias no presente, no que acontece ao nosso redor (e não tanto no passado ou no futuro que ainda não existe), veremos maiores possibilidades, nos sentiremos mais otimistas e com menos ansiedade.

asomadetodosafetos.com - Higiene Mental: 5 hábitos para uma autêntica qualidade de vida

Para treinar nossa atenção, pode ser muito útil aprender a meditar, sabemos disso. No entanto, há outro aspecto que não podemos ignorar. Uma mente mais focada, por sua vez, precisa de um corpo mais relaxado. Portanto, não vamos negligenciar fatos básicos como promover uma boa noite de sono, tirar uma soneca de 15 ou 20 minutos, caminhar, alongar para aliviar as tensões musculares, manter uma dieta balanceada…

Em resumo, a higiene mental é uma fabulosa estratégia de vida composta por diferentes atividades. São dinâmicas e hábitos diários focados em garantir nosso bem-estar físico e psicológico. Aplique aqueles que melhor atendem às nossas necessidades e comece hoje a investir em nós.

Tradução do artigo publicado em La mente es maravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui