Existem atitudes que separam mais que as distâncias

Existem atitudes que separam com a mesma distância que um oceano frio. Não importa se é um parente com quem vivemos, não importa se é um colega de trabalho que vemos todos os dias. Seus esquemas rígidos, seus pensamentos inflexíveis e seus valores afiados levantam muros, cercas e armadilhas emocionais que obscurecem seriamente muitos de nossos ambientes.

Como se costuma dizer, em nossas relações sociais e afetivas, o que conta, acima de palavras, são, sem dúvida, atitudes. Poucas dimensões são tão básicas quanto interessantes no campo da psicologia quanto os processos que as compõem. Como Thurstone nos disse na época, eles são como um amálgama caótico em que preconceitos, preconceitos, medos, avaliações e certas tendências à ação convergem.

“A atitude é uma coisa pequena que faz uma grande diferença”
-Winston Churchill-

Agora, pode-se dizer que o estudo das atitudes é uma das disciplinas mais clássicas do mundo da psicologia. No entanto, o seu progresso ao longo destas décadas mostrou-nos que são as nossas atitudes que nos levam a um estilo de vida mais feliz, ou, pelo contrário, a essa complexidade existencial onde se vê mais conflitos todos os dias do que oportunidades.

Na verdade, existe um aspecto que todos vemos todos os dias. Em nossos ambientes mais próximos, há sempre certas pessoas que, por causa de suas atitudes, sua maneira de pensar e agir sobre elas, facilitam ou complicam seriamente a coexistência. Essas dimensões psicológicas têm sua expressão em contextos sociais e, portanto, ninguém está imune a elas. Além disso, há momentos em que eles agem como sementes do infortúnio e como o desencadeador de conflitos autênticos.

Os diferentes tipos de atitudes que devemos conhecer

Viktor E. Frankl disse uma vez que “tudo pode ser tirado do ser humano exceto a última das liberdades: a atitude com a qual ele irá enfrentar uma certa circunstância”. Tudo isso nos leva à conclusão de que poucas ferramentas são tão básicas e maravilhosas quanto o poder de nossas atitudes. No entanto, sim, devemos ter uma abordagem construtiva, flexível e saudável para sobreviver muito melhor neste mundo às vezes complexo e até contraditório.

Uma das primeiras perguntas que, sem dúvida, vem à mente é como elas são formadas e como são integradas em nós. É interessante saber que as atitudes são aprendidas. Durante nossa infância, “absorvemos”, muitas vezes sem perceber, muitos desses valores, interpretações e atribuições que nossa família nos transmite.

asomadetodosafetos.com - Existem atitudes que separam mais que as distâncias

No entanto, chega um momento em que muitos de nós os modificamos. Fazemos isso bem por nossas experiências ou por essas interações nas diferentes mídias sociais em que nos movemos e onde começamos a relativizar muitas das ideias que nos foram ensinadas.

Assim, algo que devemos certamente entender é que as atitudes não são dimensões estáveis ​​e fixas no tempo. Muitos deles podem mudar e melhorar, e isso é certamente bom, porque significa que estamos sempre em crescimento contínuo para melhor definir nossa valiosa identidade.

Nem todas as atitudes facilitam a coexistência

Nós dissemos isso no começo. As atitudes algumas vezes atuam como fontes de conflito, criando, às vezes, distâncias intransponíveis entre nós. Isso porque algumas pessoas sempre aplicam uma atitude defensiva, outras são muito resistentes a mudanças e baseiam suas interações em preconceitos e algumas, é claro, nos permitem vislumbrar um substrato baseado apenas em seu narcisismo, em seu egoísmo.

Vamos ver agora que tipos de atitudes podemos ver no nosso dia a dia:

Atitudes desinteressadas ou integradoras. É a atitude mais positiva e a que facilita a convivência. Baseia-se em qualidades como disponibilidade, abertura, aceitação e aplicação e onde você sempre tenta obter benefícios mútuos.

Atitudes manipulativas. Neste caso, temos sem dúvida as pessoas clássicas que perseguem um único objetivo: o seu próprio bem-estar. Cada comportamento e cada palavra farão uso do engano mais astuto para alcançar seu propósito.

Atitude interessada. Há pessoas que têm deficiências e necessidades diferentes. Portanto, cada uma de suas ações será direcionada apenas para cobrir essa situação de desamparo, e elas farão isso chamando a atenção ou se vitimizando a si mesmas.

Atitude agressiva. Neste caso, temos aqueles perfis que gostam de marcar distâncias descaradamente, permitindo-se ser levado por seus preconceitos e por aqueles valores frequentemente agressivos que muitos problemas geralmente causam.

Quatro atitudes que precisamos ser mais felizes

A psicologia positiva nos lembra que a felicidade depende de vários fatores. Um deles é em genética, outro em nossa situação pessoal (contexto social, educação, trabalho, relacionamentos, saúde …) e o último, que é considerado o mais relevante de todos, é, sem dúvida, aquele que se refere às nossas atitudes. .

O aspecto mais interessante dessa abordagem é que, como já indicamos, as atitudes podem ser mudadas, elas podem ser treinadas e trabalhadas diariamente para melhorar nossa coexistência, e essa abordagem vital para construir um autêntico bem-estar.

Portanto, como sujeito a refletir, vale a pena saber quais são essas atitudes que devemos integrar em nosso dia a dia para começar a perceber mudanças. Eles seriam os seguintes:

asomadetodosafetos.com - Existem atitudes que separam mais que as distâncias

Adote uma abordagem mais favorável ao comportamento das pessoas ao seu redor. Entenda que os outros nem sempre podem agir como você quer, portanto, devemos aceitá-los como eles estão se concentrando muito mais em nós mesmos.

Aplique uma visão mais positiva sobre o futuro e o que está prestes a acontecer. Tente confiar em si mesmo e no que o amanhã pode lhe oferecer.

Pare de ficar obcecado com o que você precisa para ser feliz. Muitas vezes, o que você realmente precisa já está dentro de você.

Desenvolva uma autoconfiança mais forte. Sinta-se o protagonista da sua vida, responsável por sua felicidade.

Para concluir, como vimos, o campo de estudo de atitudes é tão amplo quanto enriquecedor. Assim, e embora seja verdade que às vezes pode ser extremamente complexo viver com pessoas que aplicam atitudes um tanto hostis e complicadas, a chave é sempre salvaguardar as nossas.

Porque no final das contas são as nossas atitudes que nos tornam grandes, nos aproximam da felicidade e não nos protegem em todos os momentos.

Traduzido por A Soma de Todos os Afetos de LA MENTE ES MARAVILLOSA



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui