As pessoas deprimidas precisam sentir-se entendidas pelos que estão ao seu redor

A depressão é um quadro emocional que pode ser apresentado em qualquer pessoa, em alguns mais facilmente do que em outros. Mas ninguém está isento de viver um ou vários quadros depressivos durante sua vida.

Normalmente, o ser humano se torna dependente do reconhecimento e aceitação dos outros, evitando esse tipo de comportamento à medida que sua auto-estima se fortalece e seus eixos se concentram na auto-aceitação. Uma pessoa que está deprimida, não está no melhor dos seus momentos em relação a aceitar e respeitar a si mesma.

A pouca empatia dos que estão ao seu redor pode agravar consideravelmente a situação, fazendo com que a pessoa sinta que está sofrendo de depressão, desolação e abandono. Mesmo quando o estado emocional do outro não é responsabilidade de ninguém, se alguém que apreciamos está deprimido, devemos ter cuidado ao emitir julgamentos e opiniões, porque podemos ferir sentimentos.

Entenda que uma pessoa deprimida não está recebendo as coisas na medida exata em que são dadas, mas isso as está tirando de proporção, geralmente diminuindo o positivo e agravando o negativo que pode receber dos outros.

Coisas que podemos fazer para ajudar uma pessoa deprimida:

Evite críticas: não importa o que você acha que faria, essa pessoa nem tem coragem de tomar banho, comer ou cuidar de seus filhos, não é preguiça, não é desleixo, isso é a chamada depressão, por favor não julgue.

Ofereça apoio com as tarefas: As coisas básicas da casa, comprar algo para comer, pegar as crianças na escola, qualquer apoio logístico antes de uma tarefa simples, talvez, com isso, se esteja tirando da cabeça da pessoa um verdadeiro caos.

Permita que a pessoa desabafe: Às vezes, falar ajuda a drenar, portanto emprestando nossos ouvidos, podemos apoiá-los em grande medida.

Seja paciente: Uma pessoa deprimida pode se desesperar, se preocupar, frustrar, mas isso não é um quadro eterno e quanto mais paciência você tiver, mais fácil será sair desse quadro.

Não atribua o problema: Você não pode ajudar ninguém se você se afundar com essa pessoa, mantenha-se forte, mas não indiferente ou distante. Colabore em tudo o que puder, mas preservando o seu bem-estar.

Tente fazer atividades que devolvam o sorriso: na depressão até o amanhecer ficar cinzento, tente injetar energia, contagiá-lo, ver a beleza da vida e aproveitá-la. Alguns minutos de alegria são suficientes para lembrar em que consiste a vida.

Esteja disponível: Pergunte como você pode ser útil, o que você pode fazer para ajudar.

Reforce a sua auto-estima: Dê mensagens positivas, encorajamento, confiança, de que tudo passa e em menos do que pensa sua vida será melhor do que antes.

Fazer as coisas com afeto: Ninguém quer ficar deprimido, mesmo quando o que é necessário para sair de uma depressão vem exclusivamente da pessoa que está deprimida. O que quer que você faça por ela, faça-o com amor, o amor cura tudo e, no meio de afeto, apoio e compreensão, é mais fácil sair de um quadro depressivo.

Estamos, entre outras coisas, a apoiar uns aos outros em nossos diferentes estágios, em nossos diferentes processos. Não vamos perder a oportunidade de ser salva-vidas de alguém em vez da bigorna que afundaria muito mais.

Por: Sara Espejo em Rincón del Tibet, via Pensar Contemporâneo
Imagem de capa: Pexels



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui