A mulher apaixonada depois dos 40

A mente e a alma têm seus próprios ciclos e estações que atravessam diferentes estados de atividade e solidão, de buscar e encontrar, de descansar, de pertencer e, até, de desaparecer. Quando uma mulher amadurece, os relacionamentos com ela são diferentes.

Digamos que com cerca de 40 anos é quando uma mulher sente uma necessidade que não pode ser ignorada: a necessidade de retornar a si mesma. Este é o ponto emocional em que aprendemos a saudar nossas memórias no momento certo, a dançar e a nos acalmar com elas.

É o momento em que a alma é amada além dos nossos erros e da terra. A partir dessa época, amando nossos semelhantes, descobrimos um coração sereno de sangue ardente que nos ajuda a entender que tipo de criatura somos, com nossas forças e nossas fraquezas. Porque todos nós temos ambos e isso não é ruim, muito pelo contrário.

O retorno à casa da alma significa tornar-se consciente de tudo o que aconteceu em nossa vida anterior e resolver os conflitos criados nos ciclos anteriores à maturidade.

“Quando uma mulher toma a decisão de abandonar o sofrimento, a mentira e a submissão. Quando uma mulher diz do fundo do seu coração: Chega, eu cheguei tão longe. Nem mil exércitos de ego e nem todas as armadilhas da ilusão podem detê-la na busca de sua própria verdade.

Lá as portas de sua própria alma abrem e o processo de cura começa. O processo que irá devolvê-la pouco a pouco a si mesma, à sua verdadeira vida. E ninguém disse que esse caminho é fácil, mas é “o Caminho”. Essa decisão por si só abre uma linha direta com sua natureza selvagem e é aí que o verdadeiro milagre começa.”

-Mulheres correndo com os lobos. Clarissa Pinkola-Estés

asomadetodosafetos.com - A mulher apaixonada depois dos 40

Amor maduro

“Amor amado significa união com a condição de preservar a integridade, a própria individualidade.”
-Erich Fromm-

Não é fácil amadurecer no amor, mas uma vez que você o alcança, nasce um grande amor por si mesmo, baseado na dignidade e no respeito. Esses valores, que em certa idade e por certas experiências, geralmente articulam o restante das afeições daqueles que nutrem em vossos corações.

Uma mulher madura vai além em sua capacidade de amar quando entende que a verdadeira transcendência dos sentimentos dos outros é resumida em como ela se contempla e suas mudanças.

Com o passar do tempo, o mundo feminino irradia uma pureza que é ameaçada por uma sociedade corrupta que faz as mulheres correrem em busca de refúgio em si mesmas, não para fugir quando algo é difícil, mas para enfrentá-lo.

Então elas descobrem que sua verdadeira casa não está longe do mundo, mas dentro dele. De certa forma, o amor maduro é o resultado de um processo de individualização que pode ser muito doloroso.

asomadetodosafetos.com - A mulher apaixonada depois dos 40

Isso pode acontecer mais ou menos tarde, apesar de ser precedido por alguns anos de distração e descarrilamento de nossa identidade emocional.

Como é costumeiro dizer, toda mulher engajada tem uma vida secreta e uma força poderosa, cheia de bons instintos, criatividade e sabedoria que detém o grande poder de um território ainda pouco explorado: o fantástico mundo da psicologia feminina.

Artigo do site La mente es maravillosa, traduzido e adaptado por A Soma de Todos os Afetos



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui