Aprenda como lidar com pessoas invejosas e se tornar uma pessoa mais leve!

Você sabe como lidar com pessoas invejosas?

Sabe identificá-las?

E se eu te contar que posso te ensinar a descobrir quem são e como se livrar delas?

A verdade é que ao sabermos como lidar com pessoas invejosas, provavelmente não iremos resolver 100% dos nossos problemas, mas isso nos permitirá seguir adiante com mais facilidade e nos tornar pessoas mais felizes.

Quer saber como se livrar dessa energia tão negativa que nos cerca e às vezes nem sabemos de onde vem? Então, confira agora como lidar com pessoas invejosas!

O que é inveja?

Por definição, a inveja é o sentimento que temos quando não desejamos o bem dos outros. Contudo, além de saber o que é inveja, também precisamos saber como lidar com pessoas invejosas a nossa volta.

Desta forma, aquilo que faz da inveja algo tão ruim, é a tristeza pelo bem do outro. Se todo pecado é contra uma virtude, podemos dizer que o pecado da inveja é oposto ao amor.

Como saber quem é a pessoa invejosa e maldosa

As pessoas que cultivam o sentimento de inveja, provavelmente se depararão com muita coisa ruim em sua vida. Esses tipos de indivíduos tóxicos, que estão mais interessado em sua vida do que você, não falham em pensar coisas ruins a seu respeito. Muitas vezes, muito perto de você, uma pessoa invejosa e maldosa tenta mais ou menos prejudicá-lo, de acordo com a intensidade de seus sentimentos.

Se você não souber reconhecer uma pessoa invejosa, terá problemas para identificar a origens de seus problemas. Isso porque essas pessoas geralmente conseguem ocultar sua verdadeira faceta. Por isso é importante saber detectar os ciumentos e saber como lidar com pessoas invejosas.

Todos nós, de alguma maneira, sentimos inveja.

O ser humano é falho e por isso, infelizmente, é normal sentir inveja. Mesmo que seja do corte cabelo, do carro ou do emprego da amiga que está sempre com a gente. O problema é que esse sentimento de algumas pessoas, os levam a ir além dos limites e isso os tornam pessoas tóxicas.

Geralmente, você encontra pessoas com inveja em todos os lugares. Pode ser um parente, amigo ou alguém em sua vida profissional. De fato, seria difícil determinar com certeza as situações em que você pode encontrá-los. A parte difícil é reconhecer sistematicamente essas pessoas. Mas é importante que você saiba reconhecer uma pessoa invejosa para que possa tomar as providências necessárias.

Como identificar uma pessoa invejosa

Alguns sinais e pistas podem mostrar quem tem inveja de você, como:

Você tem alguém próximo a você, que passa a maior parte do tempo desprezando você?

Ela persegue você e humilha você na frente de outras pessoas?

Não olhe muito longe!

É possível que essa pessoa desenvolva um ciúme doentio em relação a você.

Mas ela não para por aí!

Outro aspecto do invejoso é criticar e manchar sua reputação. Ele não hesita em falar mal de você quando você não está lá. Eles contam muitas coisas falsas sobre você para desacreditá-lo aos olhos dos outros. Mas, em sua presença, eles agem como se não houvesse nada!

E é por isso que você precisa aprender a lidar com as críticas feitas a você e identificar uma pessoa invejosa.

Uma pessoa invejosa passa a maior parte do tempo comparando-se a você! Seu objetivo é provar aos outros, para você e para si mesma, que ela é melhor que você.

Você notará que esse indivíduo aproveita todas as oportunidades possíveis para tentar convencer os outros de que ele faz melhor do que isso. Paradoxalmente, o que você faz, a pessoa o reproduz.

Por exemplo:

  1. Você usa um sapato novo, ela é rápida para comprar o mesmo.
  2. Você está planejando fazer alguma coisa, o invejoso está fazendo isso antes de você e “melhor”, apenas para provar a você que ele é melhor que você.

Em resumo, ele copia e imita você em quase tudo com a intenção de deixá-lo cair. E é por isso que você precisa aprender a como lidar com pessoas invejosas, para que elas não possam te abalar!

Como lidar com pessoas invejosas no trabalho

Se você é vítima do comportamento invejoso de outro funcionário, tente intervir pessoalmente.

Qual é a fonte disso?

Essa pessoa não tem confiança nela?

Ela foi injustamente demitida de uma posição para seu benefício?

Ou você tem uma atitude que pode machucá-la e criar uma reação negativa a você?

Descobrir como lidar com pessoas invejosas no trabalho é essencial. Assim, para acabar com a escalada de ressentimento, a primeira solução a adotar é comunicar-se com o outro, sem acusá-lo, para tentar explicar o luto causado por essas tensões e esclarecer as coisas:

  • Tente entender o porquê da outra pessoas perturbar você.
  • Não acuse e nem o provoque.
  • Desculpe-se se você acha que fez algo errado.
  • Não finja ser uma vítima: você tem o direito de pedir respeito!
  • Explique-se com confiança e tente acalmar os envolvidos.
  • Troque e encontre um terreno comum para uma boa colaboração.

Se uma troca cordial não for suficiente, você pode ir para a próxima etapa e pedir ajuda ao seu supervisor. Em qualquer caso, não permaneça passivo em uma situação que o faça sofrer. Pode haver muitas razões pelas quais esse colega pode culpá-lo.

Como lidar com pessoas invejosas na família

Saber como lidar com pessoas invejosas na família é essencial, pois manterá a relação da família harmoniosa e evitará um colapso futuro.

Ciúme e inveja da parte deles.

Culpa e tristeza da sua.

Os sentimentos que circulam na sua família são violentos e dolorosos.

Por quê?

Porque todos vocês estão no silêncio e nas “impressões”.

Fale sobre suas emoções pessoais e, mais importante, ouça o que seus entes queridos têm a dizer. Você pode não estar ciente disso, mas seu sucesso profissional certamente mudou seu jeito de ser, seus sistemas de valores e sua personalidade.

Sua mãe, sua irmã e sua tia não evoluíram socialmente da mesma maneira que você, daí o pequeno “complexo de inferioridade”.

Mas é importante que você se lembre que a culpa não é sua por ter “evoluído”.

Apenas tente entender o lado deles e mude caso isso tenha influenciado REALMENTE no seu comportamento com eles. Caso contrário, eles precisam aprender a lidar com o seu sucesso de maneira positiva. Ficar contentes com você e suas vitórias, e não ficar triste porque você é uma pessoa que conseguiu realizar os seus sonhos.

E caso eles não aprendam, o melhor conselho que posso te dar é para se afastar. Afinal, até mesmo nossa família pode ser tóxica.

Como lidar com pessoas invejosas na igreja

É preciso saber como lidar com pessoas invejosas na igreja, pois, como todos sabemos, esse é o lugar onde não deve haver ou haver o mínimo de conflitos possíveis.

Na igreja a inveja é mais comum do que imaginamos.

Na verdade, pode acreditar, pois existem pessoas que vão para a igreja única e exclusivamente para observar a vida alheia. Isso é um tipo de diversão para elas.

Mas, para lidar com esse tipo de pessoas existem duas soluções práticas:

A primeira é simplesmente ignorar e orar para que essa negatividade dos outros passe. É necessário lembrar que o seu sucesso é mais importante do que dar ouvidos para comentários sobre sua vida.

O segundo é simples também. Basta você compartilhar o que vem sentindo em relação a inveja e fofocas que as pessoas fazem sobre você. Conte ao padre, pastor ou líder religioso de sua igreja, afinal, esse é um lugar para se sentir acolhido, respeitado e grato.

Esse texto foi escrito pela equipe do blog Astrocentro – o maior site esotérico do Brasil.

Agora que você já sabe também como lidar com pessoas invejosas, leia também:

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

  1. A luta pode ser muito grande, uma filha vive em conflito dentro de casa e briga indistintamente com todos, tenho analisado tudo que a Márcia fernandes tem falado, cheguei a conclusão que ela é uma pessoa extremamente invejosa, fácil para um psicólogo detectar, agora a minha pergunta, o tratamento é muito difícil, tirar todos esses conflitos que ela tem? Muito difícil, uma vida de não resolver, uma vida de deixa pra lá, uma vida de não realizações! Só muita terapia! Muito difícil conviver com ela!
    ,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here