Se você vir ondas quadradas na superfície do mar, fique longe e avise os outros imediatamente.

Na natureza, há milhares de fenômenos que desconcertaram a humanidade durante milênios. A maioria é tão bonita quanto impressionante.

As águas do sul da França são o lar da ilha de Ré, que tem praias fantásticas onde ainda pode ver vestígios de antigos bunkers nazistas. Parece que é uma ilha como qualquer outra na área. Mas há algo que a diferencia do resto.

A uma simples vista, as ondas que se formam na sua costa parecem formar um tabuleiro de xadrez. A visão é tão espetacular que o farol é um ponto de encontro para turistas e habitantes locais que desejam apreciar o estranho fenômeno que, embora os antigos pensassem ser formado por uma força mágica, há uma explicação científica para isso.

asomadetodosafetos.com - Se você vir ondas quadradas na superfície do mar, fique longe e avise os outros imediatamente.

Mesmo no limite de dois mares, no que é conhecido como Cruzamento de mares, é onde a ilha de Ré está localizada. Sob a superfície da água, os diferentes sistemas de ondas cruzam em um ângulo oblíquo (o que não é reto), quando as condições permitem que esses padrões sejam mantidos, é então que essas células quadradas podem ser produzidas.

Além da beleza inegável deste fenômeno, é importante enfatizar que é igualmente perigoso para os banhistas. As fortes correntes geradas podem desencadear outras denominadas correntes de ressaca, que se assemelham a “um rio corrente que se afasta da costa”; A cor desse rio é ligeiramente diferente e contém bolhas; se dentro do mar existem alguns objetos soltos como galhos ou lixo, essas correntes os atraem rapidamente e os afasta da costa.

asomadetodosafetos.com - Se você vir ondas quadradas na superfície do mar, fique longe e avise os outros imediatamente.

O perigo real não é ser arrastado por elas dentro do mar, mas sim a forma como a pessoa reage: muitos banhistas entram em pânico e tentam nadar contra a corrente, se cansando imediatamente e afundando. A chave para escapar não é nadar contra ela, Mas paralelo à costa, escapando desta forma.

Sem dúvida, um fenômeno incomum que, mesmo depois de conhecer sua causa, nos deixa espantados por sua beleza e particularidade.

É maravilhoso conhecer a natureza! Se você concorda, informe seus amigos e não se esqueça de nos apoiar.

***

Fonte: Papo Reto



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui