Indo na contramão de ignorar o problema é que a situação dos moradores de rua, a prefeitura de BH resolveu fazer alguma coisa. Além de oferecer empatia, a prefeitura da cidade está se movimentando para oferecer emprego para quem estiver nessa situação.

Sancionado pelo prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PHS) na última quarta-feira, 9, o programa “Estamos Juntos” foi criado com o objetivo de capacitar e dar oportunidades de emprego para a população que vive em situação de rua.

A Lei 11.149, de autoria do próprio prefeito, estabelece que indivíduos desabrigados, em situação ou com trajetória de vida nas ruas terão a oportunidade de trabalhar e ganhar seu sustento, seja em cargos públicos, disponibilizados pelo poder executivo ou em empresas parceiras do terceiro setor.

Segundo um levantamento da Prefeitura de Belo Horizonte, a população de rua cresceu 40% na cidade entre os anos de 2016 e 2017, chegando a 4.553 pessoas. O número é corroborado por dados do CECAD, o Cadastro Único da Assistência Social e pode ser ainda maior, haja visto que é necessário se autodeclarar morador de rua.

A secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, lembrou que a ida de tantas pessoas para as ruas está diretamente relacionada à perda de emprego e moradia que tinham previamente.

Para Maíra, o Estamos Juntos é uma forma tentar resolver o problema na raiz. “Para criarmos oportunidades de saída das ruas, precisamos de esforços conjuntos, por meio do compartilhamento de responsabilidades entre poder público e sociedade. Nesse sentido, geração de trabalho e renda é fundamental”, disse.

Ficará a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico coordenar a iniciativa e realizar a intermediação entre os moradores de rua e o mercado de trabalho.

Os interessados em se inscrever no Programa “Estamos Juntos” devem estar em situação de rua ou ter trajetória de vida nas ruas, não possuir vínculo formal de trabalho e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here