Papa diz a homem gay que “Deus o fez e o ama assim”

O Papa Francisco teria afirmado a uma vítima de abuso sexual que Deus o havia feito gay e o amava desta forma, assim como ele deveria amar a si mesmo. A afirmação indica um gradual reposicionamento da Igreja Católica, que historicamente condena a homossexualidade.

Juan Carlos Cruz reuniu-se com Francisco em abril deste ano no Vaticano para conversar sobre o abuso que sofreu de um dos mais importantes padres chilenos, Fernando Karadima. O papa havia convidado e outras duas vítimas do padre Karadima para um final de semana de conversas no Vaticano.

À rede americana CNN, Cruz descreveu o que Francisco lhe disse quando conversaram sobre sua sexualidade: “Você sabe, Juan Carlos, isso não importa. Deus te fez assim. Deus ama você assim. O Papa te ama assim e você deve amar a si mesmo e não se preocupar com o que as pessoas dizem”.

Segundo Juan Carlos Cruz, o assunto sobre sua sexualidade teria surgido porque alguns bispos latino-americanos diziam que ele mentira sobre os abusos que sofrera e que era, na verdade, um pervertido.

Procurado para comentar a afirmação de Cruz, o Vaticano afirmou que “normalmente não comenta sobre conversas privadas do Papa”.

Francisco se reuniu com Cruz, James Hamilton e José Andrés Murillo, todos vítimas de abuso de padres chilenos. O padre Karadima foi pelo bispo de Ozono, Juan Barros.

Na sexta-feira (18), 34 bispos chilenos renunciaram a seus cargos, depois de várias conversas com o Pontífice sobre os escândalos de abuso sexual e o acobertamento dos crimes pela Igreja Católica chilena. Francisco precisa ainda aceitar ou rejeitar as renúncias.

Matéria publicada originalmente no portal da Revista Veja



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui