Meu cachorro não é um animal de estimação, é minha família

Muitas vezes ouvimos dizer que as pessoas que nunca tiveram um animal de estimação, que nunca descobriram o que é viver com um gato cativante ou um cão obcecado em pedir atenção não sabe o que é o amor mais puro e altruísta… Aquele amor que é oferecido em troca de nada, que não tem ressentimentos e que, silenciosamente, e através de pequenos detalhes, está tornando sua vida uma cena mais plácida, agradável e autêntica.

Entendemos o termo mascote como aquele animal domesticado que coexiste com os seres humanos. No entanto, poderíamos dizer que essa ideia vai além: eles não vivem junto apenas, mas são uma parte essencial da família.

É possível que para muitas pessoas essa ideia seja difícil de entender, especialmente se nos concentrarmos apenas no entendimento da palavra família como aquela união através do sangue que estabelece um certo tipo de relação e parentesco.

Agora, na realidade, esta palavra contém muitas abordagens. Às vezes o sangue não é suficiente para “criar uma família”, porque são os vínculos baseados na reciprocidade, nos relacionamentos significativos e na autenticidade da vida cotidiana que nos une.

Toda emoção positiva, de onde quer que venha, nos enriquece e nos faz crescer. Então, não há problema em estar com nossos animais de estimação no sofá com nossos parceiros ou com nossos filhos.

Alguém pode rir se você explicar que todas as manhãs seu gato vem para te acordar, ou que seu cão sente quando você está mal.

Eles também fazem parte de nossa vida emocional e, por isso, os acolhemos, os integramos e os reconhecemos como uma parte íntima de nosso microcosmo particular da nossa família.

Quando somos adotados por um animal de estimação

Você já experimentou o que significa ser adotado por um animal de estimação? Quando um animal entra em nossa vida, ele nos observa com timidez e espanto, porque o mundo dos humanos às vezes é complexo demais para ele.

As pessoas são inconstantes, armazenamos momentos de raiva e instantes de felicidade, às vezes praticamos ressentimentos e o que não gostamos hoje somos apaixonados amanhã. Por outro lado, eles, gatos e cachorros, são sempre os mesmos e só esperam uma coisa: que você os queira.

Quando somos adotados por um animal de estimação, muitas coisas mudam dentro de nós e muitas vezes não percebemos. No entanto, através de sua aparência limpa, divertida e sincera, eles sabem ler muito mais coisas do que pensamos.

– Ao adotar um animal de estimação, de repente, descobrimos que somos o centro das atenções de um animal, percebemos que eles dependem de nós… e nós deles. Adoramos aquele momento de chegar em casa e ser recebido com aquela alegria transbordante.

– Eles precisam ser integrados à família como mais um membro. Eles gostam de rotinas, hábitos e que sempre os tratemos da mesma forma, sem inconsistências.

– Quando a adoção se torna integração completa, todos nós mudamos um pouco. Eles se tornam protetores, somos seus laços mais íntimos, seus referentes, seu rebanho e seu colo da tarde para tirar uma soneca.

– Eles, para nós, são aquele alívio emocional de cada dia , nossos confidentes silenciosos, o consolo da tristeza e a explosão de momentos de riso e relaxamento.

Quando somos adotados por um animal de estimação nossa família fica maior e nosso coração mais forte. Cuidar deles se torna então uma obrigação, mas amá-los é o melhor privilégio.

Meu animal de estimação é único e eu sou único para ele

Se há um aspecto recompensador quando se trata de integrar um cão ou um gato em nossa família, é a sensação de que somos o centro de sua existência.

Para eles, somos sempre os mesmos, não importa o que aconteça. Não importa seus erros, seu descuido, sua aparência e menos ainda o seu passado. Eles vivem no momento presente e só sabem provar para você que você é alguém que merece ser amado.

Às vezes, quando nos vestimos com nossas preocupações diárias, com nossas pressas e responsabilidades, não percebemos como nossos animais nos compreendem e isso é algo que devemos fazer.

Eles vivem cada momento da maneira mais completa possível. Ontem não existe e amanhã não faz sentido, eles só querem ter um bom tempo com você, sempre esperando que seja o melhor, o mais intenso, relaxado e feliz.

Eles não são exigentes, eles nunca vão julgar você e eles têm a capacidade sutil de obter o melhor de você. Quando você chega em casa com a tristeza presa em seu rosto, eles, seus animais de estimação, sabem como acalmar suas mágoas instantaneamente.

Eles sempre aceitam um abraço, uma carícia e uma palavra gentil. São criaturas leais que tornam o nosso dia a dia uma aventura de anedotas, de momentos amigáveis ​​que sempre dormem no melhor lado do seu coração.

Tradução A Soma de Todos os Afetos, via Rincón Del Tibet



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui