Ela criou um canudo biodegradável e comestível. Agora, ela vai representar o Brasil em feira internacional de Ciências

O canudo de plástico se tornou um dos principais vilões contra o meio ambiente. Nos EUA, por exemplo, são usados 500 milhões dele por dia. No Reino Unido, o número também é expressivo: mais de 100 milhões. Além do aumento da poluição, o plástico também é responsável pela morte de diversos animais, principalmente os marinhos que, sem perceber, acabam o engolindo ou se engasgando com ele.

Muita gente não sabe, mas o canudo plástico é reciclável, só que pela falta dessa informação e até de campanhas que ajudem nesse reforço, eles terminam no lixo.

No Brasil, existe um movimento para banir o canudo plástico. No Rio de Janeiro, quase nenhum estabelecimento comercial mais mantém o canudo plástico. O canudo biodegradável é o presente. Foi aí que uma estudante do ensino médio de um colégio em Campinas decidiu criar o seu próprio biocanudo.

“A ideia surgiu a partir de toda a aparição nas mídias sobre os males do canudinho plástico, o que me fez refletir que as pequenas ações, tão pequenas quanto um canudinho, que devem ser repensadas para que vivamos em um mundo melhor. Afinal, o planeta clama por alternativas e o mercado, diante de toda proibição de canudos plásticos, também”, contou Maria, ao portal Conexão Planeta. “Claro que esse despertar pelo assunto veio carregado também de uma paixão enorme que sempre tive pela Ciência e pelo meio ambiente”.

asomadetodosafetos.com - Ela criou um canudo biodegradável e comestível. Agora, ela vai representar o Brasil em feira internacional de Ciências

Mas o biocanudo criado pela Maria tem um diferencial: é feito de inhame. Ou seja, você pode usá-lo e ainda comê-lo depois. “Sempre comemos inhame em casa porque gostamos e ele é muito saudável. Mas me chamou a atenção o fato dele soltar uma baba, aí decidi introduzi-lo nos testes e obtive resultados satisfatórios”, revelou também ao portal.

Desde então, Maria vem conquistando prêmios pela criação e agora vai representar o Brasil em uma feira internacional de Ciências, a Expo Science International, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em setembro deste ano.. Bacana, não? Parabéns para a Maria.

asomadetodosafetos.com - Ela criou um canudo biodegradável e comestível. Agora, ela vai representar o Brasil em feira internacional de Ciências

Veja a matéria completa no site Conexão Planeta, em artigo escrito por Suzana Camargo.



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui