Quem gosta de praia sabe disso há muito tempo, mas para você que não sabia, vários estudos mostram que ir na praia pode ser uma das melhores experiências para a saúde. E não é pelo sentimento de aproveitar as férias ou de só descansar. Tudo nela faz bem: a água, a brisa, os sons e até as cores.

Benefícios da praia para a saúde

1. Mesmo quem não é muito fã de entrar na água do mar pode tirar proveito dela através da sua cor. Um estudo da Nova Zelândia afirma que o azul do oceano tem poder de reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida.

2. O ar que você respira perto da praia, geralmente salgado (sabe a maresia?), é espalhado pelas ondas do mar e, de acordo com estudos, ajuda no sistema respiratório. Pessoas que sofrem de asma ou bronquite, por exemplo, apresentam diminuição dos sintomas quando estão próximas ou na praia.

3. O mesmo ar que melhora a respiração também ajuda na hora de dormir. Isso porque os íons de hidrogênio carregados negativamente ajudam a absorver oxigênio e a equilibrar os níveis de serotonina, resultando numa significativa melhora do sono.

4. O contato com a água salgada do mar também é conhecido pela ciência por promover um bem-estar físico. Estudos indicam que ela, além de fortalecer o sistema imunológico, também hidrata a pele e aumenta a circulação sanguínea.

5. Os sons do mar já são famosos por trazer relaxamento, mas não para por aí: os benefícios dos barulhinhos vão muito além. Um estudo feito pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, mostrou que os sons do oceano ativam o córtex pré-frontal do cérebro, área associada a emoções e autorreflexões, fazendo com que a capacidade de bem-estar e autoconhecimento seja ampliada.

Que vontade de ir correndo pra praia, né?

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here